30 anos do Axé: Com “A Roda” Sarajane conquistou o Brasil
30 anos do Axé: Com “A Roda” Sarajane conquistou o Brasil
No ano em que se comemora os 30 anos do Axé Music, o Aratu Online homenageia os grande nomes que marcaram a história do ritmo no Bahia e no Brasil. Faltando apenas 29 dias para o Carnaval, o portal realizará uma contagem regressiva, onde a cada dia um artista será o protagonista desta história de muito sucesso.
?Vamos abrir a roda enlarguecer, tá ficando apertadinha, meu amor, abre a rodinha, por favor, abre a rodinha, por favor, abre a rodinha”. Os amantes do Axé Music com certeza lembram desse grande sucesso de Sarajane, uma das pioneiras do ritmo e nossa homenageada de hoje nesta contagem para os dias da Folia de Momo.
Sarajane de Mendonça Tude começou a carreira muito cedo, aos 15 anos de idade, e a fama da loira também se espalhou rapidamente com o timbre de voz forte e jeito faceiro de cantar. Ela foi vocalista da Banda Novos Bárbaros até o ano de 1985, quando engravidou e decidiu se afastar do grupo.
Um ano depois, ela resolveu retomar a carreira solo e gravou o primeiro disco, com o sucesso ?A Roda?, que alavancou a carreira da artista. Com a música, a cantora ganhou destaque nacional e foi apadrinhada pelo saudoso Chacrinha no seu famoso Cassino. Ganhou disco de platina duplo por mais de 600 mil cópias vendidas e teve o videoclipe lançado no programa Fantástico em 1987.
Mas não parou por aí, em seguida a loira fez sucesso com ?Venha me Amar? e ?Vale?. Mostrando que o axé music não era um ritmo passageiro, emplacou ?Ela Sabe Mexer?, uma mistura caliente com a lambada. A soteropolitana gravou, ao longo da carreira, 13 discos.
Com quase 30 anos de estrada, Sarajane puxou blocos renomados no carnaval como Camaleão, Coruja, Papa, Novos Bárbaros e internacionais. Mas, não fez sucesso só com a música, a beleza da musa baiana lhe rendeu a capa da Playboy em 1990.
Defensora do carnaval de participação popular e contra a indústria dos grandes blocos, Sarajane continuou puxando blocos independentes pelo carnaval de Salvador. Mais tarde, a cantora resolveu abandonar o axé que lhe projetou nacionalmente para investir no forró com sua banda Flor de Canela, mas não teve tanto destaque quanto no axé music e o projeto foi suspenso por falta de investimento.
Atualmente a artista coordena um projeto social, a Associação Criança na Arte Sarajane (Acasa), localizado no bairro Santo Antônio, que oferece cursos em diversas áreas e ultimamente passou por sérias dificuldades financeiras. Mas a guerreira de 47 anos não desiste e conta com o apoio da comunidade para tocar o projeto. Em relação à música, os maestros Carlinhos Brown e Alfredo Moura vão produzir o novo CD da cantora. A ideia é lançar o trabalho em 2015, mesmo ano em que ela comemora seus 30 anos de carreira
Confira na galeria abaixo as diferentes fases da carreira de Sarajane: