Cultura

30 anos de axé: Carlinhos Brown, o menino do Candeal que ganhou o mundo

30 anos de axé: Carlinhos Brown, o menino do Candeal que ganhou o mundo

Por Da Redação

30 anos de axé: Carlinhos Brown, o menino do Candeal que ganhou o mundoLuan Moreira

No ano em que se comemora os 30 anos do Axé Music, o Aratu Online homenageia os grandes nomes que marcaram a história do ritmo na Bahia e no Brasil. Faltando apenas três dias para o Carnaval, o portal realiza uma contagem regressiva, onde a cada dia um artista será o protagonista desta história de muito sucesso.


Antônio Carlos Santos de Freitas, 52 anos, é o nome verdadeiro de Carlinhos Brown (Carlinhos por parte de mãe, Brown do mundo), que nasceu em Salvador, mais precisamente no bairro do Candeal, onde mantém um projeto cultural batizado de Pracatum.


Curiosamente, sua primeira gravação como artista profissional foi em uma banda de rock chamada Mar Revolto. O músico logo mostrou que aquele não seria seu ritmo favorito porque, já no início da década de 80, começou a se dedicar à percussão. O batuque inspirado nos terreiros de Candomblé fez Carlinhos ganhar uma parceria de sucesso com Luiz Caldas, em sua banda, à época chamada de Acordes.


A participação no disco Estrangeiro, do já renomado Caetano Veloso, em 1989, deu visibilidade ao então desconhecido Brown. A última música do álbum, Meia Lua Inteira, fechou a lista de canções do Estrangeiro com Brown na percussão e uma levada de guitarra. A música foi trilha da novela Tieta do Agreste, da TV Globo. Decolava ali a carreira de Antônio Carlos de Freitas, o Carlinhos Brown.


aratuonline carnaval 30 anos de axé Carlinhos Brown, o menino do Candeal que ganhou o mundo2


O Candeal estava longe de ser apenas o bairro do nascimento do multiartista. Brown criou, no próprio bairro, uma das bandas mais conhecidas do mundo, a Timbalada.


A Timbalada

Em 2015, o grupo completa 24 anos, porém suas raízes nunca ficaram longe de Carlinhos Brown. O atual cantor da banda, Denny, foi apresentado ao criador do grupo aos 13 anos e logo se integrou ao lado de Ninha.


Um dos primeiros sucessos da Timbalada foi composto por Brown: a faixa ?Toneladas de Desejo?, que estava no CD ?Cada cabeça é um mundo?. Do primeiro disco até o primeiro show fora do Brasil, a banda fez sucesso de Norte a Sul do Brasil, ganhando prêmios e uma indicação a “o melhor CD produzido na América Latina”, em 1993. Três anos depois, Brown lançou carreira a solo oficialmente, mas nunca se desligou totalmente do grupo.


Atualmente, Carlinhos continua acompanhando o trabalho desenvolvido pela Timbalada. Ele está compondo e ajudando na realização dos projetos, ao lado de Gilson Freitas, empresário da banda.


Confira uma entrevista recente de Brown, onde ele fala sobre os 30 anos de Axé no lançamento do Camarote Schin:



Carreira solo

Alfagamabetizado, em 1996, é o primeiro álbum de Carlinhos Brown e em todas as 16 faixas têm ?uma pitada? do ritmo do artista, inclusive a música estrangeira Angel’s Robot List. Participaram do álbum também Nando Reis e Marisa Monte. Com a cantora Carlinhos faria, anos mais tarde, um grupo chamado ?Tribalistas?, também ao lado de Arnaldo Antunes.


No Carnaval de 2000, o artista chegou ao ápice de sua entrega durante uma apresentação, ficando nu em um trio elétrico. O momento particular de Brown acabou acabou interpretado como um atentado ao pudor e ele foi condenado a pagar 200 cestas básicas para comunidades carentes de Salvador.


Em 2001, o Cacique esteve envolvido em mais uma polêmica, agora no Rock in Rio. Logo no início da apresentação, o baiano pediu que o público parasse de se agredir com garrafas e o caminhão pipa parasse de atirar água. Porém, o público se voltou ao palco e atirou as garrafas em Brown. Ainda com o cocar na cabeça, ele pegou uma guitarra e disse: ?Eles querem rock. Vamos fazer uma improvisação?, disse antes de cantar o hino nacional. O discurso da paz não funcionou e Brown e sua banda foram expulsos do show pelos fãs do rock tradicional, que não se permitiram viver uma experiência musical inédita através da apresentação do baiano.



Tribalistas

Arnaldo Antunes e Marisa Monte se juntaram a Carlinhos Brown e lançaram um único álbum, em 2002.  Marisa Monte foi gravar uma participação no disco que Arnaldo estava fazendo, produzido por Brown. O grupo ficou junto por uma semana e resolveu fazer algumas músicas. A parceria emplacou alguns sucessos, como ?Velha Infância? e ?Já sei namorar?.


O grupo nunca fez uma turnê juntos, porém houve três únicas apresentações. A primeira no Grammy Latino, outra no DVD Ao vivo no estúdio, e a terceira no Sarau do Brown.


Desde o lançamento de sua carreira solo, Carlinhos totaliza dez trabalhos. Atualmente é jurado do The Voice Brasil de TV ao lado de Cláudia Leitte, Lulu Santos e Daniel.


Para a copa de 2014, o artista inventou a caxirola, que é tida como uma cópia em plástico do caxixi. Um incidente em um BaxVi, onde torcedores tricolores jogaram os instrumentos no gramado, fez a FIFA barrar os instrumentos na Copa das Confederações e Copa do Mundo.


Vida pessoal

Brown foi casado com Helena Buarque de Hollanda, filha de Chico Buarque e Marieta Severo e tem quatro filhos: Francisco, Clara, Cecília e Leila. Ele também é pai de Miguel e Nina, frutos de outros relacionamentos. Essas informações não são oficiais porque o artista tem uma política de não comentar sua vida pessoal.


Carreira Internacional

Carlinhos tem uma sólida carreira fora do Brasil, principalmente na Europa, com destaque para a Espanha. Recentemente, o álbum Alfagamabetizado entrou para a lista do livro “1001 discos para ouvir antes de morrer”, que reúne opiniões de noventa críticos reconhecidos internacionalmente.


Carnaval 2015

Este ano, Carlinhos irá comandar o Abadabraço, como o Camarote Andante, nos dias 14 e 17 no circuito Barra-Ondina. Na quarta-feira de Cinzas será a vez do Cacique do Candeal comandar o Arrastão na Barra com uma homenagem aos 30 anos do Axé. Nos camarotes, Brown fará shows no Reinoe no Schin. As duas apresentações acontecem no domingo.


Veja as fotos das diferentes fases da carreira de um dos artistas mais completos da Bahia e que mais contribuiram para a nossa arte: 


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.