'Projeto Memória' apresenta legado e discute o pensamento de Lélia Gonzalez em Salvador

Além do seminário, o Projeto Memória apresenta uma exposição com 18 painéis históricos que registram a vida e a obra da escritora

Por Da Redação.

'Projeto Memória' apresenta legado e discute o pensamento de Lélia Gonzalez em SalvadorDivulgação

Em homenagem aos 90 anos do nascimento e 30 anos do falecimento de Lélia Gonzalez, o Projeto Memória resgata vida e obra da escritora e ativista em uma série de atividades itinerantes por sete capitais brasileiras até agosto de 2025. Salvador será a primeira cidade a receber a exposição e o seminário “Caminhos e Reflexões Antirracistas e Antissexistas”, nos dias 27 e 28 de maio, na Biblioteca Central do Estado.

A iniciativa, que é da Fundação Banco do Brasil, produzida pela Associação Amigos do Cinema e da Cultura, contará com apresentação de um videodocumentário sobre a trajetória da homenageada na abertura do evento, seguida de dois dias de seminários, com palestras de autoras, ativistas e estudiosas do pensamento de Lélia.

Entre as convidadas, estão a escritora Carla Akotirene; a biógrafa de Lélia, Flávia Rios; a promotora de Justiça Lívia Sant’Anna Vaz; e Jurema Batista, primeira deputada estadual negra do Rio de Janeiro, indicada ao Prêmio Nobel da Paz de 2005.

Além do seminário, o Projeto Memória apresenta uma exposição com 18 painéis históricos que registram a vida e a obra da escritora. A mostra ficará aberta à visitação do público por 30 dias, com programação para estudantes da rede pública de ensino. A entrada é franca.

Depois de passar por Salvador, o Projeto Memória segue para Belo Horizonte, São Luís, Belém, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília.

SERVIÇO:

Projeto Memória – Lélia Gonzalez: Caminhos e Reflexões Antirracistas e Antissexistas Onde: Biblioteca Central do Estado da Bahia - Rua General Labatut, 27, Barris, Salvador Abertura da Exposição: 27 de maio, às 15h, no Espaço Quadrilátero da BCEB. Visitação de segunda a sexta, das 8h30 às 19h; e aos sábados das 8h30 às 12h Seminário: 27 e 28 de maio, das 18h às 22h, no Espaço Xisto da BCEB Quanto: entrada franca mediante retirada prévia de ingressos pela plataforma Sympla Classificação: livre

LEIA MAIS: Casal de mães impedido de participar de evento em escola diz que levará ‘luta’ para Justiça

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.