AO VIVO Últimas Notícias
26/03/2024 19h38 | Atualizado em 26/03/2024 19h39

Bienal do Livro Bahia terá participações de Rita Batista e Daniela Mercury; confira mais detalhes

Bienal será realizada no Centro de Convenções entre os dias 26 de abril e 1° de maio

Bienal do Livro Bahia terá participações de Rita Batista e Daniela Mercury; confira mais detalhes Foto: Divulgação/Bienal do Livro Bahia
Juana Castro

A Bienal do Livro Bahia 2024 será realizada no Centro de Convenções, no bairro da Boca do Rio, em Salvador, entre os dias 26 de abril e 1° de maio. Nesta terça-feira (26/3), os detalhes da programação do evento foram divulgados em evento no bairro do Rio Vermelho. Os organizadores adiantaram que todas as sessões da Bienal terão pelo menos um representante baiano participando.

De acordo com a produção do evento, a Bienal baiana terá três espaços principais: Café Literário, Arena Jovem e Espaço Infantil. O Café terá a curadoria da jornalista e escritora soteropolitana Joselia Aguiar. Segundo ela, o espaço focará em autores baianos de todas as linguagens, como literatura, cinema e teatro. “Conversando sobre assuntos sérios ou divertidos”, pontuou Joselia.

PARTICIPAÇÕES

Na Arena Jovem, haverá participação de nomes como a criadora de conteúdo digital Nath Finanças, a atriz Bruna Lombardi, a apresentadora Rita Batista, a escritora Thalita Rebouças e as cantoras Daniela Mercury e Zélia Duncan. Esta última participará de uma mesa sobre os 60 anos do Golpe Militar no Brasil, completados no próximo dia 1º de abril. Haverá também um evento sobre a série de sucesso entre o público jovem “Heartstopper”, mas a organização não deu detalhes.

Curador da Arena Jovem, o jornalista e doutor em teoria literária Schneider Carpeggiani abordou no evento desta terça o preconceito sofrido pelos eventos literário da região Nordeste. “Via muita desconfiança, sobretudo das editoras, do ‘Nordeste leitor’. Então fico muito feliz de ver grandes editoras na Bienal [Bahia]”, celebrou Schneider.

XODÓ DA BIENAL

Para a curadora do Espaço Infantil,  a jornalista, roteirista e produtora cultural Mira Silva, esse será o “xodó da Bienal”. “O desafio de conversar com a infância é muito grande num país como Brasil. Pra falar com a criança é preciso aprender a ouvir”, disse Mira. Segundo ela, o tema do Espaço Infantil será “janelas encantadas”, em alusão aos livros como caminhos para liberdade, encantamento e afeto.

“Não adianta querer adultos leitores sem dar espaço para crianças sonharem. Neste espaço, as crianças serão crianças. Onde a ‘pequenez’ delas é muito importante”, destacou Mira. “Quero que elas se percebam nesses espaços, nos autores e nas histórias… Ver um tanto de literatura negra é muito importante numa cidade como Salvador”, pontuou. Para Mira, dessa forma, as crianças serão “adultos melhores”.

LEIA MAIS: Micareta de Feira acontece em abril com shows de Léo Santana, É o Tchan e Oh Polêmico

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Tópicos relacionados