AO VIVO Últimas Notícias
29/11/2023 15h23 | Atualizado em 29/11/2023 15h45

7º Fórum Negro de Arte e Cultura (FNAC) 2023 celebra a memória da militância da cultura negro-brasileira

O FNAC 2023 reúne professores, pesquisadores, mestres e mestras da tradição, artistas, estudantes e membros da sociedade civil, engajados na luta antirracista

7º Fórum Negro de Arte e Cultura (FNAC) 2023 celebra a memória da militância da cultura negro-brasileira Foto: divulgação
Lucas Pereira

Entre 30 de novembro e 2 de dezembro de 2023, Salvador sediará a 7ª edição do Fórum Negro de Arte e Cultura (FNAC), no Teatro Experimental da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia. Sob o tema “Sankofar: Artes, Memórias, Militâncias Negras e outras Poéticas”, o evento, de caráter internacional, celebrará a cultura negro-brasileira e a luta contra o racismo.

O FNAC 2023 reúne professores, pesquisadores, mestres e mestras da tradição, artistas, estudantes e membros da sociedade civil, todos engajados na luta antirracista dentro e fora das instituições acadêmicas. A programação deste ano inclui uma série de atividades que celebram os sete anos de história do FNAC.

A conferência de abertura contará com a participação do renomado professor colombiano Dr. Luis Ricón Alba, do Departamento de Artes e Políticas Públicas da New York University. A Conferência Final será apresentada pela Professora Dra. Ana Célia da Silva (UNEB), personalidade icônica da militância negra.

Além disso, o FNAC 2023 contará com a participação de importantes pesquisadores/as, incluindo o professor cubano Dr. Julio Moracen (UNESP), Profa. Dra. Vanda Machado (UFBA), professor congolês Dr. Bas’llele Malomalo (UNILAB), professor estadunidense Dr. Kenneth Dossar (Temple University/ Pennsylvania), Prof. Elinilson Soares (PRODAN/UFBA), e Prof. Egnaldo França (Encantarte, Itabuna-Ba).

Inspirados pela figura mítica do pássaro africano Sankofa, que olha para trás em busca de suas potências, o FNAC 2023 homenageará sete personalidades importantes do movimento negro nas artes e culturas, concedendo o Prêmio Sankofa FNAC.

O evento também incluirá uma série de atividades complementares, como as “Pedagogingas” – oficinas práticas inspiradas no conceito do Dr. Allan da Rosa; a “Aldeia de Saberes”, que compartilhará pesquisas acadêmicas; Performance sobre o Clássico do Teatro Negro Brasileiro, “Sortilégio”, de Abdias Nascimento, Performado pelo Premiado artista baiano ngelo Flávio. Bate-papo e lançamento da nova edição da obra pela Editora Perspectiva e IPEAFRO com Elisa Larkin Nascimento (RJ), Jessé Oliveira (POA) e ngelo Flávio (BA).

No sábado (2), acontece a 3ª edição do Ìyá’s – Festival de Artes de Mulheres Negras, apresentando performances artísticas e a “Kitanda de Negócios Pretos” – uma feira de afro-empreendedores coordenada pela Unegro Bahia. No dia Nacional do Samba, o Festival Ìyá’s e o FNAC festejam o encerramento do evento no Teatro UNEB/Campus I, com a Kizoomba Samba, um grande show com a participação de artistas e grupos de mulheres negras do samba.

Para mais informações, detalhes sobre o FNAC 2023, é possível encontrar na plataforma Even3 onde também serão realizadas inscrições para participação das atividades.

SERVIÇO

7ª edição do Fórum Negro de Arte e Cultura (FNAC)

Quando: Entre quinta e sábado (30 de novembro a 2 de dezembro)

Onde: Teatro Experimental da Escola de Teatro da UFBA e Teatro UNEB/Campus I

Inscrição: Na plataforma Even3

Contato: forumnegroarteecultura@gmail.com

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!