Festival Internacional do Audiovisual Negro (Fianb) movimenta Salvador a partir desta terça (21)
As ações do festival, que são gratuitas, acontecerão no Cine Glauber Rocha, nos Polos Boca de Brasa e na sede do instituto Odun
Integrando a programação do Novembro Salvador Capital Afro, o Festival Internacional do Audiovisual Negro do Brasil (Fianb), acontece a partir desta terça-feira (21/11) até o sábado (25), com exibições de filmes e uma programação intensa de painéis e mesas de discussões com convidados de países como Burkina Faso, Colômbia e Inglaterra.
Com o tema “Transatlanticidade”, inspirado no conceito criado pela historiadora negra Maria Beatriz Nascimento, as ações do festival, que são gratuitas, acontecerão no Cine Glauber Rocha, nos Polos Boca de Brasa e na sede do instituto Odun. As inscrições podem ser feitas virtualmente.
O Fianb busca fomentar diálogos e discussões sobre pertencimento e criações audiovisuais negras do Brasil e do mundo, num contexto das diásporas afro-atlânticas. Criado pela Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro (Apan), o festival, que já está na 4ª edição em São Paulo, será realizado na capital baiana por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). Toda a programação pode ser acessada no site da fianb.
SEMINÁRIO
Como parte do festival, na quarta (22) e quinta-feira (23), no Cine Glauber Rocha, também acontecerá o Seminário Internacional Transatlanticidade, para pensar a participação diaspórica no Festival Pan-Africana de Cinema e Televisão de Uagadugu (Fespaco). Nomes como Alex Moussa Sawadogo, diretor do Fespaco, June Givanni, uma das detentoras do maior arquivo de cinema pan-africanista do mundo, e Salim Fayad, codiretor da Mostra Itinerante de Cinema Africano da Colômbia (Muica) estão na programação de ambos os eventos.
SESSÕES ESPECIAIS
O Fianb terá uma extensa programação de cinematografia negra. As mostras Transatlanticidade, Fespaco e o Festival Internacional Kilombinho, com obras voltadas para o público infantojuvenil, irão ocupar o Cine Glauber Rocha, o Polo Boca de Brasa do Subúrbio 360, em Coutos, e o Instituto Audiovisual Mulheres de Odun (iAMO), em Fazenda Grande IV. As sessões especiais propostas pela Mostra Transatlanticidade e Mostra Fespaco exibirão filmes alinhados às discussões propostas pelo festival, do catálogo nacional, além de obras representativas do Fespaco e do cinema colombiano, realizado em parceria com a Manos Visibles e a Escola Foco.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!