Durante cinco dias, pesquisadores, professores e estudantes de diversos países se reúnem em Salvador para a segunda edição da Semana da África na Bahia. O evento, que ocorre nos dias 24, 25, 28, 29 e 30 deste mês de maio, proporciona a integração entre África e o Brasil e discute novas formas de cidadania que promovam os direitos de imigrantes africanos, entre outros temas. A novidade este ano é a participação do Centro Cultural Casa de Angola na Bahia.
A programação na Casa de Angola começa com uma mostra de filmes dirigidos por realizadores africanos, nas próximas quinta-feira (24/5) e sexta-feira (25/5), 25. O cineasta angolano Mauro Pereira apresenta o documentário “Percursos”. Na segunda-feira (28/5), a partir das 14h, o público vai poder assistir ao filme “Pantera Negra”, sucesso de bilheteria no mundo inteiro, seguido de um debate com pesquisadores sobre as questões de raça e gênero. A partir das 16h, será realizada uma roda de conversa com o tema “Falando de Nós – Viajar, Viver e/ou Estar no Brasil e num país da África”, com a presença de convidados internacionais.
LEIA MAIS: Thiaguinho e Fernanda Souza estariam vivendo casamento de fachada, diz colunista
Após o bate-papo, o público vai participar de um sarau de poesia africana e afro-diaspórica. O encerramento do encontro terá a presença especial do DJ angolano, Fábio Lima, que prepara um repertório com músicas angolanas, brasileiras e de outros países africanos.
SOBRE:
A Semana da África na Bahia é uma realização da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e da Universidade Católica do Salvador (Ucsal), que em 2018 conta também com a participação da Casa da Música de Itapuã. O encontro foi organizado a partir da pedagogia e metodologia do Seminário Internacional de Novos Estudos Africanos cuja primeira edição foi organizado pelo Grupo de pesquisa África-Brasil no Ceará, em 2017.
LEIA MAIS: Duas pessoas ficam feridas após explosão em estabelecimento comercial no Bonfim
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline.
Fonte: Da redação