AO VIVO Últimas Notícias
25/02/2017 09h07 | Atualizado em 25/02/2017 16h07

Saída do Ilê Aiyê acontece neste sábado com cortejo na Liberdade

Saída do Ilê Aiyê acontece neste sábado com cortejo na Liberdade

Da Redação

?Quero ver você, Ilê Aiyê, passar por aqui?. É nesse clima que todos que presenciarem a saída do primeiro bloco afro da Bahia, o Ilê Aiyê, vão querer estar. O cortejo que ocorre neste sábado, 25, às 20h, sai do Curuzu em direção Plano Inclinado da Liberdade ? circuito Mãe Hilda. O ?Pérola Negra? que desfila esse ano com o tema ?Os povos Ewé/Fon. A influência do Jeje para os afrodescendentes? realiza no sábado de Carnaval um dos pontos mais especiais e de beleza do Carnaval de Salvador.

A saída do Ilê, que sempre reúne artistas, intelectuais, autoridades e toda a população local, tem início com uma cerimônia religiosa presidida pela mãe de santo Hildelice Benta, ialorixá do Terreiro Ilê Axé Jitolu, onde o nasceu o Ilê Aiyê há 42 anos. O ritual de celebração foi criado por Mãe Hilda, que dá nome ao circuito exclusivo do Mais Belo dos Belos. Na ocasião, ocorre a apresentação da Deusa do Ébano ao público, depois de ela ter passado três dias sob os cuidados do terreiro do Ilê, e a soltura das pombas brancas, momento considerado o mais emocionante do ritual.

O governador Rui Costa confirmou em suas redes sociais que vai acompanhar, na noite deste sábado (25), a tradicional saída do Ilê Aiyê no Curuzu, no bairro da Liberdade, em Salvador. “Como um bom filho da Liberdade, só posso dizer que todos os caminhos levam ao Curuzu na noite de hoje. Quero ver você, Ilê Aiyê?, escreveu Rui. O bloco, que conta com patrocínio do Governo do Estado, deve começar a subir a ladeira do Curuzu por volta das 20h.

Após serem realizadas todas as etapas da celebração, os foliões desfilam pelas ruas do bairro em que surgiu o Ilê Aiyê e depois saem em direção ao Campo Grande, onde inicia o segundo desfile de Carnaval, às 2h da madrugada de domingo (26), para encerrar o seu primeiro dia de folia na Praça da Piedade.

Serviço

1º Dia ? 25/02/17 (sábado)
Circuito Mãe Hilda
Primeiro desfile: Concentração no Curuzu (20h às 21h), seguindo até Plano Inclinado da Liberdade
Segundo desfile: a partir de 2h da madrugada de domingo (26/02), saindo da Vitória  em direção a Piedade

2º Dia ? 26/02/17 (domingo)
Circuito Mãe Hilda
Com a Band?Erê, a partir das 17h

3º Dia – 27/02/17 (segunda)
Circuito  Osmar
Concentração às 18h na Araújo Pinho (Canela)
Saída prevista: 19h

4º Dia ? 28/02/17 (Terça-feira)
Circuito  Osmar
Concentração às 18h na Araújo Pinho (Canela)
Saída prevista: 19h

Fonte: Da redação