Fãs de um bom arrastapé, os moradores de Baianópolis, município localizado a 828 quilômetros de Salvador, não querem passar o mês de junho sem a tradicional festa de São João. Por conta disso, após a administração municipal anunciar o cancelamento do evento por falta de recursos, a população se organizou para realizar o seu próprio arraiá.
Em contato com o Aratu Online, a assessoria da prefeitura confirmou a informação. O São João popular acontecerá nos dias 24, 25 e 26, com apresentações de artistas locais, ornamentação da praça principal e toda a estrutura básica necessária para este tipo de evento.
O custo total não deve ultrapassar os R$ 12 mil, valor bem diferente dos R$ 100 mil que seriam investidos na festa oficial. A justificativa para o cancelamento é a queda no repasse de recursos.
De acordo com a assessoria, a utilização dos recursos públicos no São João afetaria o equilíbrio das contas, prejudicando o pagamento a fornecedores, funcionários e despesas operacionais com recursos oriundos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Situação semelhante motivou a não realização da festa em municípios como Eunápolis, Candeias e Itapé. Apesar disso, os 13 mil baianapolenses deixaram o comodismo de lado e decidiram realizar a sua própria festa. Por lá, vai ter sim arraiá!
Fonte: Diorgenes Xavier