AO VIVO Últimas Notícias
18/11/2015 18h03 | Atualizado em 18/11/2015 18h03

Livro “Um pouquinho de cada lugar” exibe fotos de mais de 100 destinos turísticos pelo mundo

Livro “Um pouquinho de cada lugar” exibe fotos de mais de 100 destinos turísticos pelo mundo

Livro “Um pouquinho de cada lugar” exibe fotos de mais de 100 destinos turísticos pelo mundo Foto: Divulgação
Da Redação

Joaquim Nery foi professor de  geografia, numa época em que a tecnologia ainda não estava disponível em sala de aula. Os mapas, o giz e o quadro negro, eram os únicos recursos que podiam ajudar a compartilhar o Mundo com os milhares de alunos que teve.

O discurso analítico com ênfase e descrição teatral era necessário para passar imagens de destinos e dos fenômenos geográficos que estavam previstos no conteúdo.

A cada interpretação sobre um novo lugar, ficava mais encantado com o que não conhecia, a não ser por fotografias dos livros de geografia ou das revistas de turismo. Foi a busca dessas paisagens, monumentos e pessoas, que lhe fez viajar. Viajando pelo Mundo, cumpriu várias etapas que estavam registradas numa memória colecionadora de destinos.

Foram mais de sessenta de países em todos os continentes, nas mais diversas paisagens e climas da Terra. Das regiões subpolares do ártico ao ?Fim do Mundo? no extremo sul das Américas, passando por desertos e florestas equatoriais. Das minorias étnicas da Ásia e tribos africanas, ao burburinho contemporâneo da Europa e Estados Unidos. Todos esses lugares foram registrados pela sensibilidade das ?lentes? de Nery.

As fotos e relatos dessas viagens vêm sendo registradas num blog de viagens, www.umpouquinhodecadalugar.com. Hoje Nery resume esse material, num livro de arte fotográfica onde seleciona mais de 100 destinos e apresenta para o leitor Um Pouquinho de Cada Lugar. As fotos estão acompanhadas de textos que descrevem os lugares e a inspiração que levou ao ?click?.

?Não é pouco, nem pouquinho, é muito!!! E o melhor, é só o primeiro livro. Meu amigo Quinho, mestre da alegria, parabéns e muito obrigado por compartilhar com o mundo este lindo livro. Cada foto, cada página, vale um brinde à vida e um enorme sorriso!!! Agora, boa viagem e diga que valeu!!!!!!!? afirmou o empresário Leonel Andrade, Presidente do Smiles.

?O livro de Joaquim nos mostra que o mundo está ali, à nossa mão. É preciso buscar, saber olhar, desvendar. E ter a suprema generosidade de nos dizer como é, de nos contar como foi, de nos revelar além da foto. Para isso é preciso sabedoria e talento. Sabedoria que vem da experiência do professor brilhante e talento da sensibilidade do fotógrafo com luz nos olhos. Ensinar é abrir veredas. Este livro é um roteiro de encantamentos de um professor que abre caminhos. E é aos pés dos que vão na frente que as borboletas se levantam.? falou o jornalista e escritor Sebastião Nery ? Jornalista e escritor

O livro será lançado na Alameda das Grifes do Shopping da Bahia, no dia 03 de dezembro, a partir das 18h, em um coquetel que inaugura, também, uma exposição de fotos extraídas desse trabalho.

Fonte: Da redação