AO VIVO Últimas Notícias
04/11/2015 11h33 | Atualizado em 04/11/2015 11h33

Música, exposições e poesia agitam o Pelourinho neste final de semana

Música, exposições e poesia agitam o Pelourinho neste final de semana

Da Redação

O programa Pelourinho Dia continua em ação durante o mês de novembro. A programação cultural gratuita agita o local com muita arte e beleza acessível ao público que frequenta o Centro Histórico. Um dos destaques é a exposição de obras de Iraquitan Sá fotografadas por Saulo Kainuma, que está em cartaz na Galeria a Céu Aberto, no Terreiro de Jesus, até o fim deste mês. O artista faz uma homenagem aos 30 anos de tombamento do local como Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Na quinta-feira (05) é dia de Poesia no Pelô e a atração será o grupo Sarau do Gheto, que se apresenta das 19h às 21h nas ruas, bares e restaurantes. Formado por 20 artistas entre poetas e músicos que se revezam a cada apresentação, o coletivo vem desempenhando atividades poéticas e oficinas com o intuito de divulgar a poesia e aproximar a arte dos soteropolitanos.

A música toma conta da programação a partir da sexta-feira (06), com a apresentação de Adailson Rodrigues no Cruzeiro de São Francisco, das 18h às 19h, pela ação Música nas Esquinas. O trombonista irá apresentar clássicos da música do gênero gafieira, que serão reinterpretados em novos estilos, como o samba-choro, samba, bossa, salsa, rumba, bolero e guarira. Com 20 anos de carreira, o músico já tocou com Carlinhos Brown, Ivete Sangalo, Saulo Fernandes, Zeca Pagodinho, Lenine e Gilberto Gil, e atualmente faz parte da Orkestra Rumpilezz.

No sábado (07), o Grupo Onírica faz uma apresentação itinerante nas ruas do Pelourinho, das 19h às 20h30. O conjunto vai apresentar releituras de clássicos da MPB no estilo instrumental, passando pelo samba, choro, bossa e jazz com direito a improvisação, a fim de explorar o encanto e charme da música brasileira. O grupo é formado por Abner Bueno e Marina Monroy (flautas), João Almy (violão) e Diogo Flórez (percussão). Domingo (08), das 18h às 19h, tem performance de chorinho com Ricardo Santiago na Cruz do Pascoal.

Demais atrações – O Concerto nas Igrejas desta semana conta com o Quinteto WoodTropicales, grupo integrante do Neojibá – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia. Os músicos Clara Letícia Correia (flauta), Renan Jesus Pinto (clarineta), Erica Smetak (oboé), Esdras Santana Santos (fagote) e Uriel Borges Vieira Silva (trompa), integrantes do quinteto, fazem apresentação no domingo (8), das 11h às 12h, na Igreja da Misericórdia, localizada no Museu da Misericórdia.

Também no domingo, o Cruzeiro de São Francisco vai receber mais uma vez o Projeto Ibeji, às 16h, na Programação Infantil. Coordenado pelos atores Cássia Valle e Leno Sacramento, o grupo é composto por músicos, atores, dançarinos, artistas plásticos e arte-educadores que animam a garotada com apresentações divertidas em que utilizam diferentes linguagens artísticas.

Casa do Benin ? A Casa do Benin abriga a exposição ?Casarios?, de Diógenes Simões. O artista, que nasceu do Pelourinho, exprime nas telas a própria percepção sobre o local, com destaque para as edificações históricas, e faz um paralelo com a arquitetura presente em São Cristóvão – Sergipe, cidade que também possui patrimônio tombado pela UNESCO. Além disso, a mostra apresenta obras com ilustrações de natureza morta, praias e retratos. A exposição fica em cartaz até 30 de novembro e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Fonte: Da Redação