Cultura

“Coletivo GIA” em exposição na Galeria Luiz Fernando Landeiro

“Coletivo GIA” em exposição na Galeria Luiz Fernando Landeiro

Por Da Redação

“Coletivo GIA” em exposição na Galeria Luiz Fernando LandeiroDivulgação

Política, economia, crítica social e afeto! Dentro deste contexto, o GIA ? Grupo de Interferência Ambiental – não deixa escapar nada de seus registros poéticos e irônicos. O público poderá conferir suas reflexões e crítica sobre a realidade corriqueira do País, na exposição Gia é Arte, que será aberta no dia 24 de setembro, às 19 horas, e fica em cartaz até 23 de outubro, na Galeria Luiz Fernando Landeiro Arte Contemporânea, no Rio Vermelho. Com curadoria de Alexandra Muñoz, a mostra contém uma vasta trajetória de mais de doze anos ininterruptos de ações diversas do GIA através de cartazes, vídeos, fotos e alguns dos objetos usados nos trabalhos do grupo. Não é uma exposição do convencional e do consensual, mas uma defesa do ético como dimensão estética.


Em suas obras, o coletivo denuncia os absurdos com as armas da ironia e, sem deboche e desrespeito, desmonta o autoritarismo e desafia a estupidez com muita irreverência. Criado em 2002, o GIA ficou conhecido por realizar ações em espaços públicos dentro e fora do Brasil. A exposição dimensiona esta experiência, com a tenda amarela do QG e da Cozinha Gia. Já montada em diferentes locais, a cozinha ganha uma apresentação de destaque na mostra.


Um grande caramujo representa essa possibilidade de ocupação, representando os vários caramujos que o grupo instalou em diferentes momentos e lugares. Outro projeto conturbador foi montar uma cama em vários lugares movimentados na cidade. Na exposição, a foto de uma pessoa dormindo algumas horas em frente ao Farol da Barra foi clicada em meio à indiferença do público diante desta cena cotidiana. Destaque também para a ação ?Político de Sorriso Amarelo. Durante as eleições municipais de Salvador, em 2008, o grupo fez intervenções em algumas peças publicitárias, pintando de amarelo o sorriso dos políticos.


O GIA, grupo baiano, formado por arte-educadores, designers e artistas visuais, têm em comum, além da amizade, uma admiração pelas linguagens artísticas contemporâneas e sua pluralidade, mais especificamente àquelas relacionadas à arte e ao espaço público. A natureza itinerante das suas ações é um dos trunfos principais do coletivo. Para os integrantes, realizar projetos em diversas cidades é uma forma de ampliar a noção da sua arte, já que, em cada local do mundo, as reações são bem diferentes.


?O coletivo está sempre viajando muito para realizar trabalhos e, em cada lugar, as reações são bem distintas. Isso é muito legal. O contexto muda, então as reflexões também mudam com os contextos?, conta Ludmila Britto. Ela revela que as reações do público são muito diferentes. ?Têm pessoas que interagem, outras que não entendem e vão embora, alguns que nem olham? Não tem mesmo como generalizar as reações, elas são as mais diversas possíveis?.


Serviço

Exposição GIA É ARTE, por Coletivo Gia

Curadoria: Alexandra Muñoz

Visitação: 24 de setembro a 23 de outubro

Horário: 10h às 19h (sábados, das 10 às 14 horas)

Local: Luiz Fernando Landeiro Arte Contemporânea (Rua da Paciência, nº 227, Rio Vermelho)

Contato: (71) 3035.4154/ (71) 8802.4154

www.landeiro.com.br


 


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.