Cultura

Museu Casa de Rui Barbosa faz exposição sobre carnaval antigo

Museu Casa de Rui Barbosa faz exposição sobre carnaval antigo

Por Da Redação

Museu Casa de Rui Barbosa faz exposição sobre carnaval antigoReprodução/ Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Museu  Casa de Rui Barbosa abriu hoje (3) a exposição É Carnaval na Casa Rui que reúne registros variados dos festejos de Momo no Rio de Janeiro e em outras localidades, de 1887 até 1999. Os documentos e fotos compõem o acervo da  Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), vinculada ao Ministério da Cultura.


A proposta é mostrar os carnavais, do mais antigo até o de 1999, quando o jurista Rui Barbosa foi homenageado no enredo da Escola de Samba São Clemente pelos 150 anos de seu nascimento. ?É sempre interessante ver como os convites eram feitos, a importância dos bailes à fantasia, em contraposição ao carnaval contemporâneo, em que o destaque maior são os bailes na rua?, disse a chefe  do Arquivo da FCRB, Lúcia Maria Velloso.


Além de fotos dos festejos, cartas revelam como o carnaval afetava as famílias, como as moças se mobilizavam pelas fantasias. ?O objetivo, com essa exposição, é mostrar como a sociedade era há alguns anos. Tem essa curiosidade de como as famílias se organizam, as moças na condição de folionas?, destacou Lúcia Velloso.


Ela explicou que a fundação trabalha com acervos privados e, por isso, há possibilidade de as pessoas se identificarem com os documentos expostos. ?Ao ver um convite, a pessoa pode se lembrar de ter ouvido a avó comentar sobre o baile naquele lugar, as histórias de família, mesmo sendo uma coisa de 1899, 1905, por exemplo. A gente se identifica, porque está mostrando a vida privada.?


Estão expostos documentos do arquivo da Casa de Rui Barbosa, de coleção de famílias como a Barbosa de Oliveira, além de coleções reunidas pelo advogado, professor e historiador Américo Jacobina Lacombe, nascido em 1909 e morto em 1993. Estão também em exibição dois exemplares da Revista O Malho, de 1935, que pertencem ao acervo da biblioteca da FCRB.


A fundação apresentará três exposições por ano com a finalidade de divulgar o acervo e de  aproximar o cidadão desse material arquivado. ?Temos feito exposições com temas da cidade e do país e, agora, aproveitamos a comemoração dos 450 anos do Rio de Janeiro e o carnaval para divulgar imagens das festividades?, disse Lúcia. Em maio, a Casa de Rui Barbosa fará uma exposição sobre a escravidão ou a abolição da escravatura. Para o final do ano, está programada uma exposição sobre o Rio antigo.


A exposição É Carnaval na Casa Rui ficará aberta ao público no Museu Casa de Rui Barbosa  até 29 de março. O ingresso custa R$ 2 e a entrada é franca para menores de 10 anos e maiores de 65 anos. Aos domingos, a entrada é gratuita para todos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 32898671. O museu está localizado na Rua São Clemente, 134, em Botafogo, zona sul da capital fluminense.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.