Conhecimento musical é tema de semana de atividades na Funceb
Conhecimento musical é tema de semana de atividades na Funceb
O Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), vinculada à Secretaria de Cultura (Secult), promove uma série de atividades com foco em conhecimentos musicais desta terça até sexta-feira (27 a 30). A programação especial de verão – voltada para profissionais ou amadores, alunos ou não do CFA – se divide em encontros, palestras e bate-papos, além de oficinas sobre diversos temas e técnicas.
As ações são gratuitas e acontecem na sede Escola de Dança da Funceb, no Pelourinho, em Salvador, com vagas limitadas. Para participar, é necessário realizar inscrição antes do início de cada atividade, por ordem de chegada. Nesta terça (27), a programação tem início às 10h, com a Oficina de Improvisação, ministrada pelo guitarrista e compositor Mou Brasil e participação dos músicos Joander Cruz, Nino Bezerra, Victor Brasil e Reinaldo Boa Ventura. A partir das 14h, o maestro Letieres Leite media um grande encontro-palestra sobre o mesmo tema.
Na quarta (28), às 10h, acontece o encontro ?Locomotiva do Som?, com o professor Vinícius Freitas e o grupo de alunos do curso de Prática de Conjunto Avançado do CFA. Às 14h, ocorre a Oficina de Trombones, conduzida por Adailson Rodrigues. Na quinta (29), às 10h, vai ser formado um grupo de estudos sobre ‘Técnica de Improvisação’, com o saxofonista Paulinho Andrade. A partir das 14h, o público pode conferir o projeto ?Quinta Aumentada?, com a participação dos professores Edu Fagundes, Asa Branca e convidados.
No último dia de atividades, na sexta (30), acontecem duas palestras, ambas para até 40 pessoas. A primeira, às 10h, aborda a didática no ensino da música, com os professores Asa Branca e Cristina D?Ávila. A segunda, às 14h, tem como tema a prática de conjunto, técnica utilizada no Centro de Formação em Artes, com o professor Alexandre Montenegro.