AO VIVO Últimas Notícias
17/01/2015 07h45 | Atualizado em 03/03/2023 10h18

Catálogo sobre o samba será lançado em Santo Amaro neste domingo

Catálogo sobre o samba será lançado em Santo Amaro neste domingo

Da Redação

O catálogo ‘Sambadores e Sambadoras da Bahia’ será lançado no Teatro Dona Canô, em Santo Amaro, no Recôncavo, neste domingo (18), às 9h. Trata-se de mais um projeto apoiado pelos editais da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), financiado pelo Fundo de Cultura da Bahia, por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac).

Em 80 páginas, a publicação reúne 57 perfis de mestres e mestras do samba com fotos e resumos biográficos. Grandes referências do samba de roda do Recôncavo, como Dona Dalva, Nicinha e Domingos Preto, dividem espaço com outros mestres. “É importante registrar a memória, homenageando mestres de saberes e fazeres, e fortalecendo o samba de roda”, afirma a coordenadora do catálogo, Luciana Barreto.

Segundo a proponente do projeto, Fabiana Barreto, a obra exigiu pesquisas em 20 cidades do Recôncavo, entre elas, Cachoeira, Candeias e Cruz das Almas. O samba de roda da região foi registrado como ‘Patrimônio Cultural do Brasil’ pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2004 e chancelado como ‘Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade’ pela Unesco em 2005. O livro revela as diversas origens e o histórico dessa manifestação cultural na Bahia.

Os editais permitem a participação efetiva da sociedade civil nas políticas públicas culturais do Estado. De 2007 a 2014, o Ipac conveniou 127 projetos, totalizando aproximadamente R$ 12 milhões investidos. Mais informações sobre os editais podem ser encontradas no site do Ipac.

Fonte: Da redação