Organização Mundial da Saúde reconhece evidências de que a Covid-19 pode ser transmitida pelo ar

Organização Mundial da Saúde reconhece evidências de que a Covid-19 pode ser transmitida pelo ar

Por Da Redação.

Organização Mundial da Saúde reconhece evidências de que a Covid-19 pode ser transmitida pelo arilustrativa/Pixabay

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu as evidências de transmissão do novo coronavírus pelo ar. O fato ocorreu na terça-feira (7/7), após um grupo de cientistas cobrar a atualização de orientações da organização sobre como a doença respiratória se espalha. "Temos conversado sobre a possibilidade de transmissão pelo ar e transmissão por aerossol como uma das modalidades de transmissão da Covid-19", disse Maria Van Kerkhove, principal autoridade técnica da OMS para a pandemia, em entrevista coletiva. 

Anteriormente a OMS tinha informado somente que  o vírus que causa a doença se dissemina, principalmente, por meio de pequenas gotículas expelidas pelo nariz e pela boca de uma pessoa infectada, que logo caem no chão. Em uma carta aberta, enviada à agência sediada em Genebra e publicada na segunda-feira (6/7), no periódico científico Clinical Infectious Diseases, 239 especialistas de 32 países destacaram indícios que, segundo eles, mostram que partículas flutuantes do vírus podem infectar pessoas que as inalam.

Como essas partículas menores que são exaladas podem permanecer no ar, os cientistas pediram à OMS que atualize suas diretrizes. O órgão reconheceu evidências emergentes de transmissão do novo coronavírus pelo ar, mas que segundo Benedetta Allegranzi, principal autoridade técnica em prevenção e controle de infecções da OMS, elas não são definitivas.

"A possibilidade de transmissão pelo ar em locais públicos - especialmente em condições muito específicas, locais cheios, fechados, mal ventilados que foram descritos - não pode ser descartada. Entretanto, os indícios precisam ser reunidos e interpretados, e continuamos a apoiar isso", afirmou Allegranzi.

LEIA MAIS: Agressivo e ameaçador, "Homem Pateta" tenta fazer vítima em Salvador; leia conversa

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.