Saúde

Bahia acumula 840 mil casos de Covid-19; mais de 1 milhão de testes foram feitos no estado

Boletim divulgado nesta segunda-feira (12/4) aponta que 1.581 casos foram confirmados só nas últimas 24 horas. 

Por Da Redação

Bahia acumula 840 mil casos de Covid-19; mais de 1 milhão de testes foram feitos no estadoilustrativa/Freepik

A Bahia já registrou, desde o início da pandemia, 840.976 casos de Covid-19, segundo a Secretaria estadual de Saúde (Sesab). Boletim divulgado nesta segunda-feira (12/4) aponta que 1.581 casos foram confirmados só nas últimas 24 horas. 


Desse total, 809.771 casos já são considerados curados e 14.594 estão em acompanhamento, ou seja, com o vírus ativo. Ainda conforme o boletim, 1.153.233 casos foram descartados e 186.868 em investigação.


Com relação ao número de óbitos, 95 foram identificados nas últimas 24h, mas ocorreram em diversas datas. No total, a Bahia já teve 16.611 vítimas da doença, desde o início da pandemia. Dentre os óbitos, 55,35% ocorreram no sexo masculino e 44,65% no sexo feminino. 


Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas de hoje.


1 MILHÃO DE TESTES


Desde 6 de março de 2020, data do primeiro registro positivo de Covid-19, o Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen-BA), já realizou 1 milhão de testes do tipo RT-PCR, para detecção de coronavírus.


“Foram mais de R$ 20 milhões investidos, em obras e equipamentos. A entrega da nova ala tornou o Lacen-BA o maior laboratório do país em capacidade de realização de exames da Covid-19 e foi idealizada de forma preventiva para o estado, ainda em janeiro de 2020”, afirmou secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas.


De acordo com a diretora-geral do Lacen-BA, Arabela Leal, foram comprados extratores, pipetadores, amplificadores, termocicladores, insumos, além de um sequenciador, equipamento que realiza o sequenciamento genético do coronavírus. Além disso, foi realizada a contratação de pessoal para ampliação do serviço e, desse modo, a unidade passou a funcionar 24 horas, 7 dias por semana.


“O Lacen-BA mudou toda a sua logística de trabalho. Tivemos que nos adaptar completamente às novas rotinas e temos feito isso diariamente, já que estamos trabalhando por demanda espontânea. É interessante observar como comparativo que, no ano de 2019 inteiro, realizamos um total de 27 mil exames de biologia molecular, somando todos os agravos, como vírus respiratórios e arboviroses. Desde o primeiro caso positivo de Covid-19, em 6 de março de 2020, realizamos 1 milhão de exames”, disse ela.


Além dos testes, o Lacen-BA também já realizou o sequenciamento de 175 genomas completos do novo coronavírus, identificando a circulação de 13 linhagens diferentes de coronavírus. A unidade tornou-se referência nacional para fazer o sequenciamento genético de amostras da Bahia e de outros cinco estados: Sergipe, Alagoas, Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Norte.


LEIA MAIS: Baianos com Síndrome de Down ganham prioridade em vacinação contra Covid-19; confira calendário


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.