Literatura

Bookgram e Booktok: o uso saudável das redes sociais

Heyder Mustafá
Colunista On: Heyder MustafáJornalista e produtor cultural apaixonado por livros
Bookgram e Booktok

Nem só de notícias falsas, memes, reality socado de subcelebridades e links de sites laranjinhas e azulzinhos vivem as redes sociais. Há algum tempo, as duas principais plataformas usadas pelos brasileiros têm abrigado grupos cada vez maiores de leitores. São usuários que não só mostram o que estão lendo, mas também avaliam os livros e dão dicas para quem busca a próxima leitura. 

Bookgram E Booktok O Uso Saudável Das Redes Sociais

De acordo com um levantamento feito por Instagram e TikTok, são os jovens de 18 a 34 anos os donos da maioria desses perfis. Cada um à sua maneira, lendo e recomendando o que lhe agrada, ajudou a puxar para cima o número de leitores no país. Dados da Câmara Brasileira do Livro apontam que o Brasil ganhou cerca de 3 milhões de novos leitores e compradores de livros nos últimos dois anos. Entre a população adulta, 11 milhões de pessoas adquiriram ao menos um exemplar. 

O número pode parecer pequeno se comparado aos mais de 210 milhões de brasileiros, mas não é. Basta lembrar que há pouco tempo estudiosos alertavam para o completo sequestro da Geração Z pelas telas. Enquanto isso, os Millennials perdiam o hábito da leitura e o número de livrarias declarando falência aumentava exponencialmente. A balança ainda não está equilibrada, mas começa a dar sinais de uma mudança de rumo.

Se no Boooktok o que predomina são os vídeos curtos, dinâmicos, altamente virais, com edições divertidas e promovendo livros de ficção, fantasia, young adult e romances de época, seu antecessor, o Bookgram, continua apostando nas resenhas detalhadas, em vídeos com cenários mais produzidos e legendas reflexivas. De uma forma ou de outra, o importante é perceber que a leitura virou tendência e passou a ser encarada como autocuidado em meio ao mundo acelerado, barulhento e repleto de notificações. Que assim continue! 

Bookgram X Booktok

 

 

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Heyder Mustafá

Heyder Mustafá

Heyder Mustafá é graduado em Jornalismo e Produção Cultural (UFBA), possui especialização em Jornalismo Moderno (NYU), Marketing (ILAC-Canadá) e Gestão Cultural (Estácio), foi âncora nas rádios Band News FM, CBN e Bahia FM e atualmente é repórter do Aratu Notícias, na TV Aratu (SBT). Apaixonado por outras culturas, sempre está com um livro nas mãos e a curiosidade aguçada.

Instagram: @heyder.mustafa

Ver mais > >

Relacionadas

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.