Economia

Avós cuidadores: em quais casos eles têm direito à pensão do INSS?

André Luis
Colunista On: André LuisContador, professor e empresário
Avós cuidadoresCottonbro Studio/Pexels

Quando se trata de avós cuidadores, muitas famílias se perguntam se eles têm direito a algum tipo de benefício do INSS, a exemplo de uma pensão. Avós cuidadores geralmente não têm direito a pensões do INSS, que são destinadas principalmente a trabalhadores, cônjuges ou dependentes.

No entanto, em algumas situações específicas, eles podem ter direito a benefícios. Por exemplo, se um neto que contribuía para o INSS morrer e os avós forem dependentes econômicos dele, podem receber uma pensão por morte. Além disso, se os avós tiverem a guarda legal dos netos, podem registrar benefícios que os netos recebam, devido à ausência ou incapacidade dos pais. Para isso, é importante que tenham uma documentação adequada de dependência ou guarda legal.

Na qualidade de contador, sugiro que cada caso deva ser avaliado com atenção, e a orientação de um especialista é fundamental - ou até mesmo do próprio INSS, que pode ajudar a esclarecer dúvidas e garantir direitos.

Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On

 

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

André Luis

André Luis

Com mais de 13 anos de atuação na contabilidade baiana, André iniciou sua vida na área acadêmica, com o ensino da matemática e da contabilidade. Com o amadurecimento profissional, após passagens por escritórios de contabilidade, abriu sua primeira empresa, a Ampla Contabilidade. Em 2018, chegou à Vice-Presidência do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia e, na mesma entidade, foi  Presidente no período de 2022 a 2023.

Instagram: @andre.dedeko

Ver mais > >

Relacionadas

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.