Cidadania

Primeiro presidente negro do Brasil, Nilo Peçanha não assumia identidade racial

Onã Rudá
Colunista On: Onã RudáAtivista antirracista e LGBTQIAP+, é fundador da Torcida LGBTricolor, do Bahia
Primeiro presidente negro do Brasil, Nilo Peçanha não assumia identidade racial
Foto: reprodução

 

É ano eleitoral e, nas principais candidaturas à presidência, uma das coisas que não passa batida é a ausência de pessoas negras. Em específico, na presidência, uma das poucas vezes - ou a única vez - que uma pessoa negra ocupou esse lugar foi Nilo Peçanha.

Carioca, com experiência em política, ocupou a presidência da República após a morte de Afonso Pena, em 1909, de quem era vice. Com 17 meses no comando do Brasil, criou o primeiro órgão de proteção de indígenas e nunca assumiu a sua identidade racial. Mas, a maioria dos ataques que recebia eram de cunho racista. 

Ele também criou o primeiro movimento político personalista. Só depois da sua morte, aos 56 anos de idade, que seus seguidores, os "niilistas", levantaram a temática da sua origem e identidade racial.

Nilo Peçanha chegou a concorrer à presidência da República outra vez, mas não ganhou. Dizem que tem outros ex-presidentes que também negaram a sua origem racial, mas isso eu conto pra vocês em outro momento.

*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Onã Rudá

Onã Rudá

Onã Rudá é nordestino, filho de Odé, ativista antirracista e LGBTQIAP+. Ele também é midiativista e fundador da Torcida LGBTricolor, do Bahia.

Instagram: @onaruda2

Ver mais > >

Relacionadas

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.