Cidadania

Agradecer engrandece - Uma reflexão sobre fins de anos e sobre o valor de quem caminha ao nosso lado

Isabela Sousa
Colunista On: Isabela SousaAtivista pela redução das desigualdades e fundadora do Move Bahia

O fim do ano chegou e, com ele, ressurge aquele espírito de olhar para tudo o que foi feito ao longo de 365 dias e começar planejar o que pode ser melhor a partir do próximo dia primeiro. Para mim, é realmente encantador como as coisas parecem mudar em dezembro. Sinto que é o momento do ano que mais nos permite tomar um fôlego para refletir sobre a vida e, principalmente, agradecer.


Existem pessoas que acham besteira, mas é inegável o poder simbólico presente em todo processo de virada de ano. Nós, coletivamente, o encaramos como a oportunidade para resetar determinados hábitos e dar início a outros, quase como um renascimento. Seja em um caderninho, no celular ou apenas na mente, fato é que cada pessoa elabora e registra os seus próprios objetivos para o novo ciclo.


Confesso que a minha lista inicial de metas sempre vai se ajustando e se adaptando com o passar dos meses (para a galera dos signos, vale destacar que sou geminiana!). Mas, honestamente, penso que é normal que seja desta forma e
acredito que muita gente pode se identificar, já que a maior parte das circunstâncias que afetam nossas vidas não estão sob o nosso controle. Então, para mim, o mais importante é preservar o princípio por trás de cada meta, e não a meta em si.


Ao longo dos últimos 12 meses, passada a correria que foi 2022, tive a oportunidade de contemplar melhor o trabalho que venho desempenhando ao lado de tanta gente boa pelas comunidades de Salvador. Essa luta que eu travo diariamente, e que tive a honra de compartilhar um pouco aqui nas minhas colunas, não é uma luta que se trava sozinha. E se posso deixar um conselho para você que me lê, é esse: cerque-se de quem sonha o mesmo sonho que você. O valor disso é imensurável.


Quem já me conhece sabe, mas nunca é demais lembrar: todo esse esforço para transformar vidas só se tornou possível graças a uma oportunidade que eu tive em 2014, no meu ensino médio. O sonho de viajar de avião me levou a Brasília para o Parlamento Jovem Brasileiro. Foi lá, representando a Bahia como deputada jovem, que percebi o valor de lutar por um sonho coletivo. Agradeço por isso até hoje. Desde então, minha vida pode ser definida pelo encontro com as pessoas certas, nos lugares certos e na hora certa. Se eu, a “menina de Campinas de Pirajá”, tive a chance de me tornar a vereadora mais jovem de Salvador há cerca de um ano e meio, foi graças a todas as pessoas que atravessaram minha trajetória e que se juntaram a mim nessa luta em busca daquilo que parecia improvável: levar mais dignidade a quem vive nas periferias da nossa cidade.


Já foi documentado por inúmeros poetas que o caminho é mais importante do que o destino. Não posso discordar de uma vírgula desse pensamento. Afinal, é o “caminho” que se faz presente no nosso dia a dia e que nos proporciona os
momentos em que verdadeiramente percebemos a importância de trabalhar em torno de um propósito. O “caminho” significa, no fim das contas, estar do lado das pessoas por quem eu tanto trabalho. É olhar no olho de cada uma delas e sentir o valor de cada sonho, de cada história, de cada vivência.


Por tudo isso, não poderia escrever sobre outro tema na minha última coluna de 2023. Foi mais um ano em que tive a honra de celebrar muitas conquistas para as nossas periferias, além de refletir muito sobre o futuro que a nossa gente precisa. É um ciclo que se fecha repleto de gratidão pelas coisas que foram feitas e com a convicção de que, daqui há um ano, voltarei para escrever outro texto ainda mais grata pelo que está por vir e pelas pessoas que nunca deixaram de acreditar nos mesmos sonhos que eu.


Desejo que o final de ano de cada um seja repleto de prosperidade e que não falte a ninguém nada daquilo que é mais essencial. A você, que me acompanhou em mais uma jornada de 365 dias, só posso dizer um “muito obrigada” do fundo do meu coração! Espero que possamos ampliar essa onda de gratidão neste fim de ano, porque agradecer engrandece. Nos vemos em 2024!


*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Isabela Sousa

Isabela Sousa

Ativista pela redução das desigualdades, filha mais velha de quatro irmãos e fundadora do Move Bahia. Essa é Isabela Sousa, uma jovem de Campinas de Pirajá que cresceu sentindo na pele as dificuldades de uma realidade periférica de Salvador. Hoje, é uma formanda em Direito que sonha pela igualdade de oportunidades e tem a educação como pilar das transformações que a sociedade precisa. Aos 25 anos, Isabela já foi embaixadora do movimento Mapa Educação, é Líder Estadual do Movimento Acredito e representou o Brasil no maior congresso de jovens líderes do mundo, o One Young World, em Londres.

Instagram: @isabelasousaba

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.