Falar bem não garante bons resultados
Há quem pense e até diga em voz alta: "Eu me comunico bem" ou ainda: "Já sou comunicativa, não preciso trabalhar isso." A verdade é que até para quem têm facilidade em se expressar, a exposição e a interação com o público podem gerar sensações desconfortáveis e desafios inesperados. A comunicação não é apenas sobre transmitir informações; é sobre criar uma conexão e gerar impacto. Ou seja, relacionar-se com pessoas, e toda relação gera interação que inevitavelmente vai trazer para você exatamente aquilo que você precisa trabalhar.
Hoje eu vou compartilhar 4 práticas profundas e bem objetivas que podem transformar sua forma de lidar com a exposição e melhorar seus resultados. Simbora?
https://www.youtube.com/watch?v=IFyRmaiP244
Autoconsciência Emocional
Dedique alguns minutos do seu dia para refletir sobre suas emoções e reações em relação à exposição e feedback. Pergunte a si mesmo(a): Quais emoções eu sinto ao me expor? O que isso revela sobre minhas inseguranças e medos? Acessar essas respostas vai te ajudar a compreender suas próprias emoções e criar estratégias para desarmar a ansiedade e a melhorar sua resposta durante a comunicação e exposição.
Conexões Profundas
Foque em construir relacionamentos genuínos com seu público, em vez de se preocupar apenas com a perfeição da sua entrega. Pergunte-se: "Como posso tornar minha comunicação mais relevante e pessoal para minha audiência? Acessar essas respostas vai te ajudar a se conectar de forma mais autêntica e criar um impacto mais duradouro, as pessoas podem até esquecer o que você disse mas jamais esquecerão o que você as fez sentir.
Exposição é Oportunidade
Encare a exposição como uma chance de crescimento. Pergunte-se: "Como posso usar essa oportunidade para aprender e melhorar, em vez de temer o julgamento?" A resposta que você constrói para essa pergunta é um caminho para reduzir o medo e aumentar sua confiança e resiliência.
Pratique a Escuta Ativa
Observar atentamente as respostas dos outros, ao invés de apenas se preocupar com a sua própria performance pode ampliar sua percepção e alterar totalmente a forma como você interpreta o que acontece na sua vida. Pergunte-se: "Estou realmente entendendo as necessidades e reações dos outros? isso demonstra respeito e empatia. Além disso, você pode aproveitar após a sua presença na conversa para refletir sobre: como posso ajustar minha abordagem com base no que o outro disse?"
Ajustar suas expectativas pode reduzir a frustração além de te ajudar a manter uma atitude positiva diante dos desafios. Falar bem é apenas uma parte do processo de comunicação eficaz. Para obter bons resultados, é necessário ir além da técnica e enfrentar as emoções e desafios que surgem com a exposição e o feedback. Ao adotar essas práticas, você não apenas melhora sua capacidade de se comunicar, e transforma sua abordagem em relação à interação e à recepção das outras pessoas ao que está sendo dito.
Este conteúdo te ajudou? Compartilhe sua opinião nos comentários. A gente se encontra na próxima coluna.
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On