Sexualidade

É preciso depositar durante o dia se tiver a intenção de sacar à noite

Colunista On: Satta FlorPsicoterapeuta, sexóloga em formação e empreendedora, sócia da TantrAmor.
É preciso depositar durante o dia se tiver a intenção de sacar à noite

Relacionar-se com o outro é uma escolha diária e consciente, afinal, não existe colheita sem tempo dedicado ao plantio. Infelizmente, há quem tenha faltado à essa "aula da vida" e pense (e faça) o contrário.


Pegando o recorte do relacionamento afetivo-sexual, é comum que os casais se queixem da perda de conexão, baixa frequência sexual, rotina e toda a lista imensa de vilões que estão compondo este cenário desfavorável. A pergunta que o casal deveria fazer (cada um para si mesmo) é: quando deixei de regar o que plantei? 


Faça uma linha do tempo e busque esse(s) episódio(s) de ruptura. O que vocês (não) vivem hoje não começou agora. A falta de comunicação assertiva, o desrespeito aos próprios limites e a necessidade de agradar ou anular a vida em detrimento das exigências da parceria, são alguns exemplos que podem te ajudar a analisar se deseja fazer o caminho de volta para a relação ou seguir seu próprio caminho.


Sim, pode ser que você se dê conta do não desejo de seguir com esse vínculo e está tudo bem! O "felizes para sempre" não significa permanecer onde não faz mais sentido, afinal seu compromisso de feliz para sempre deve ser - antes de tudo - consigo mesma.


Para além de pensar em si enquanto um indivíduo independente e a cheio de autonomia (é o que desejo acreditar que você é), olhe para a sua vida conjugal. Em que instante vocês deixaram de cultivar? Quais afazeres e/ou atalhos distanciaram o casal da escolha diária e consciente de investir tempo em seguir regando a relação?


Não há o que sacar à noite, se é em ambiente árido que vocês compartilham o dia. 

Ainda existe olhos nos olhos? 

Abraço demorado? 

Beijo de língua? 

A admiração tirou férias e nunca voltou? 

As tarefas são compartilhadas ou um dos lados está sempre em estado de estafa e sobrecarga? 

Há quanto tempo vocês não fazem algo juntos apenas pelo prazer que isso proporciona? 


Não se culpe se você não consegue deixar os problemas e insatisfações da porta para fora do quarto e ligar um botão que te transforma na deusa do sexo. Quem deseja sexo gostoso, cheio de prazer e conexão com o par precisa entender a lógica do depositar para sacar, mas isso não quer dizer que haja apenas um responsável pelo processo de "esfriamento" do vínculo.


Para existir um que não deposita, existe outro que permite que o saldo vá chegando a zero sem fazer os alertas necessários. E vice-versa. Em um relacionamento, ambos devem estar comprometidos com a manutenção da intimidade, do respeito, dos acordos, da qualidade de tempo juntos. 


Se vocês sentem que estão numa fase na qual não sabem como dar o primeiro passo rumo ao resgate do vínculo, talvez esteja na hora de buscar um profissional especializado. 


*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Satta Flor

Satta Flor

Satta Flor é psicoterapeuta, sexóloga em formação e empreendedora, sócia da TantrAmor. Acredita na sexualidade como principal pilar a ser desenvolvido para uma vida consciente, saudável e prazerosa. Incentiva que essa trajetória seja feita através do autoconhecimento, sempre pensando no indivíduo enquanto um ser integral.

Instagram: @sattaflor

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.