Esporte

O que está acontecendo na CBF?

Colunista On: Onã RudáAtivista antirracista e LGBTQIAP+, é fundador da Torcida LGBTricolor, do Bahia
O que está acontecendo na CBF?Créditos da foto: Lucas Figueiredo/CBF/Direitos Reservados

Há alguns dias, a sociedade brasileira tem assistido a uma enxurrada de denúncias envolvendo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), todas personalizadas em nome do atual presidente, Ednaldo Rodrigues, contando inclusive com alguns atores da imprensa esportiva. A fase ruim que vive a Seleção Brasileira e, em paralelo, o final de um dos campeonatos mais disputados da história, tanto na parte superior, quanto inferior da tabela, parece que se tornou o momento ideal para uma investida contra a entidade, onde inevitavelmente as torcidas e a própria sociedade brasileira estão inflamadas.


Até agora, nenhuma acusação foi munida de provas e perdeu a credibilidade quando chegou a público que elas partem de interesses individuais, inclusive de quem foi banido do Futebol Mundial pela FIFA, justamente por corrupção.


Preocupa-me como essa movimentação pode impactar todo o futebol brasileiro, em especial, o trabalho que tem sido desenvolvido de combate à LGBTfobia que passou a ter sinalizações das instâncias da CBF no final de 2021, quando conseguimos ter o primeiro clube do Brasil punido por LGBTfobia no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), e desde então, outras ações, medidas e iniciativas foram realizadas.


Desde o surgimento do Coletivo de Torcidas Canarinhos LGBTQ+, em 2019, tentamos todas as formas de diálogo com a CBF e suas instâncias, mas fomos solenemente ignorados por mais de dois anos, até chegarmos diretamente ao atual presidente, em 2022, em contato feito por mim pessoalmente e a partir daí, a pauta LGBTQ+ passou a aparecer na agenda da CBF e suas instâncias.


Ednaldo Rodrigues é o primeiro presidente negro e nordestino em mais de 100 anos de entidade. Talvez isso explique a amplitude de que as supostas denúncias feitas sem apresentação de provas ganham, mesmo sendo feitas por pessoas sem qualquer credibilidade e repercutidas por alguns jornalistas esportivos e meios de comunicação.


Até aqui, temos conquistas importantes no combate à LGBTfobia e à inclusão da comunidade LGBTQ+ no futebol Brasileiro. Ainda estamos bem distantes de um cenário ideal, mas me preocupa muito a possibilidade de retrocessos nesse campo.


Observo que todos os pontos levantados ao público, como denúncia, têm como foco unilateral a questão financeira e orçamento da CBF, passando distante sobre as demais questões, em especial de governança, gestão, social e a própria seleção. Entendemos que o guia do jogo são as regras e elas precisam ser respeitadas. Falar em afastamento em assembleia geral ou intervenção judicial sem que haja qualquer concretude nas denúncias trazidas à tona é subverter as regras do jogo apenas por interesses individuais e o comunicado da FIFA levanta um alerta vermelho sobre as graves consequências que essa aventura pode resultar.


Precisamos de uma CBF cada vez mais transparente, isenta e com um grande projeto para o futebol nacional, que inclui a comunidade LGBTQ+. Essas movimentações e ataques não são direcionados em nada para isso, e por isso rechaço essas investidas golpistas.


Leia também: Presidente da CBF e conselheiro da Fifa, Ednaldo Rodrigues diz que vai ‘combater racismo como uma praga’


*Artigo publicado originalmente no site de Onã Rudá. O material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Onã Rudá

Onã Rudá

Onã Rudá é nordestino, filho de Odé, ativista antirracista e LGBTQIAP+. Ele também é midiativista e fundador da Torcida LGBTricolor, do Bahia.

Instagram: @onaruda2

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.