Direitos Humanos

Consciência negra ou "consciência humana"?

Colunista On: Onã RudáAtivista antirracista e LGBTQIAP+, é fundador da Torcida LGBTricolor, do Bahia
Consciência negra ou "consciência humana"?

Foto: ilustrativa/Pexels

 



Neste mês, o Movimento Negro convida a sociedade a refletir e se aprofundas nas lutas de superação do racismo, com o objetivo de promover justiça e igualdade social e racial.


No dia 20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra, e é muito comum ouvirmos de algumas pessoas que não temos que celebrar a consciência negra, mas, sim, a "consciência humana". É aquela ideia de que não devemos falar de racismo, que devemos ignorá-lo que ele para de existir, enfim...


se tem uma coisa que já aprendemos é que fingir que um problema não existe não faz ele sumir. Faz ele piorar. Enquanto as pessoas brancas têm a sua humanidade respeitada e seus direitos garantidos, pessoas negras são excluídas, colocadas em desvantagems, encarceradas em massa, e os jovens negros passam por um genocídio que supera o número de mortos em países em guerra. Onde é que está a humanidade nisso?


É muito conveniente quem está no lugar de privilégio, sem sofrer com essas mazelas sociais, falar de "consciência humana", quando só a humanidade dele é que está sendo respeitada. Nós precisamos, sim, falar sobre consciência racial, resgatar referências negras, e nesse mês de novembro, preparei um monte de conteúdo bem bacana pra gente debater, conhecer... Acompanhem que vocês vão gostar!


*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Onã Rudá

Onã Rudá

Onã Rudá é nordestino, filho de Odé, ativista antirracista e LGBTQIAP+. Ele também é midiativista e fundador da Torcida LGBTricolor, do Bahia.

Instagram: @onaruda2

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.