Moda

Gorda ou plus size? Conheça os significados de cada termo

Colunista On: Kika MaiaConsultora de moda e imagem, empreendedora em moda plus size
Gorda ou plus size? Conheça os significados de cada termo

"Por que existe uma moda específica para a mulher gorda?"


"É certo falar a palavra gorda?"


"Mas não ofende?"


Essas foram as perguntas que mais escutei desde quando comecei a trabalhar no mercado da moda. No início, apenas revendia moda Plus Size e tive a oportunidade de acessar a alma de muitas mulheres gordas. Ao comprarem comigo, além de adquirirem as peças, elas esperavam fortalecer sua autoestima. O que seriam minutos de vendas se transformavam em horas de troca emocional.


A moda plus size surgiu na Europa, ainda na década de 1920, e era vendida como roupa para mulheres mais cheinhas. Em um determinado momento o termo “plus size” se fortaleceu para um nicho específico, de numerações acima do 46. Foi o termo que ajudou a aquecer o mercado de moda para as mulheres gordas no Brasil. Mas isso só aconteceu em 2008, quando os blogs se popularizaram e muitas mulheres gordas ganharam voz e se conectaram. 


No Brasil, a moda plus size explodiu quando o mercado percebeu que havia uma demanda. Pessoas gordas estavam dispostas a consumir roupas modernas para  mostrar mais seus estilos pessoais.  


Gordas sim! Aos poucos começou um movimento de ativismo a favor da diversidade de corpos na moda. Com ele, o termo “gordo” foi aos poucos sendo resgatado pela militância para a sua ressignificação. A intenção era tirar os estigmas da palavra, para que ela não carregasse os elementos negativos que sentíamos quando proferida. 


E assim foi feito! A palavra passou a ofender apenas quando havia a intenção de diminuir o outro. “Sua gorda!”. Dessa forma, para muitas pessoas, o adjetivo é apenas uma das características do seu eu. 


Por fim, ser gordo não quer dizer que a pessoa é preguiçosa, desleixada, incapaz. Ainda ter essa visão é preconceituoso e ultrapassado.


*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Kika Maia

Kika Maia

Kika Maia é formada em Direito pela Ucsal, mas se apaixonou pela moda quando começou a empreender em moda plus size. Se formou Consultora de Moda e Imagem e deu segmento aos estudos sendo pós-graduanda em Design de Produto de Moda. Já deu aulas sobre Cultura da Moda, Materiais Texteis e Marketing de moda, além de palestras que abrangiam diversos temas como Gordofobia e Moda para Terceira Idade. 

Mulher que vive o universo feminino, é mãe de duas meninas. Admiradora de mulheres que lutaram e lutam pela potência feminina e equidade de gênero. Acompanha de perto questões relacionadas à autoestima das mulheres, incluindo as mulheres gordas, a diversidade, o feminismo e a revolução que isso vem causando em todo contexto social.

Instagram: @kikamaiaplus

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.