Qual o propósito do seu negócio e qual a importância dele
Em alguns casos eu fico com a sensação de que essas pessoas não trabalham na mesma empresa. Sabe qual é a causa disso? É que nem sempre os dirigentes explicitam o que está nas suas cabeças ou conversam sobre as estratégias com foco claro e objetivo, ou mesmo definem com clareza os resultados que querem alcançar. Na maioria dos casos, o problema mesmo é a falta de diálogo sobre a razão de ser da empresa.
A razão de ser é o propósito, e ele não é o mesmo do desbotado conceito de missão, visão e etc. Propósito é propósito! É o motivo pela qual a empresa foi criada e tem a ver com a forma da realização do sonho, com o benefício que a empresa cria a partir de seus produtos e serviços. Também tem muito a ver com o posicionamento de mercado - e essa é uma palavra-chave.
A nossa experiência tem demonstrado que, uma vez que um propósito é bem definido e entendido, fica bem mais fácil alinhar as expectativas das pessoas (dirigentes e acionistas) e também as estratégias e direcionadores para que as diferentes áreas da empresa construam seus planos para executar essa estratégia.
Quando bem definido, o propósito evita desperdícios, zonas cinzentas, dubiedades. Ele aumenta o propósito e a assertividade na execução dos planos.
A dica de ouro é: um propósito definido e compartilhado funciona como se fosse uma espécie de 'cola', que une os esforços das pessoas de diferentes níveis e ajuda a transformar sonhos em realidade.
Por fim, qual o propósito da sua empresa e qual o seu propósito de vida? Como diz o meu querido amigo e filósofo Mário Sérgio Cortella: "A vida é muito curta para ser pequena".
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.