Negócios

Qual o propósito do seu negócio e qual a importância dele

Colunista On: César SouzaExpert brasileiro em Estratégia, Liderança, Cultura da Clientividade e Innovation Hubs.
Créditos do vídeo: Aratu On
No meu trabalho de consultor, muitas vezes nos defrontamos com situações nas quais as pessoas, com as melhores das intenções, parecem estar remando o barco da empresa em direções diferentes. Isso tem sido um fator bastante recorrente.
Em alguns casos eu fico com a sensação de que essas pessoas não trabalham na mesma empresa. Sabe qual é a causa disso? É que nem sempre os dirigentes explicitam o que está nas suas cabeças ou conversam sobre as estratégias com foco claro e objetivo, ou mesmo definem com clareza os resultados que querem alcançar. Na maioria dos casos, o problema mesmo é a falta de diálogo sobre a razão de ser da empresa.
A razão de ser é o propósito, e ele não é o mesmo do desbotado conceito de missão, visão e etc. Propósito é propósito! É o motivo pela qual a empresa foi criada e tem a ver com a forma da realização do sonho, com o benefício que a empresa cria a partir de seus produtos e serviços. Também tem muito a ver com o posicionamento de mercado - e essa é uma palavra-chave.
A nossa experiência tem demonstrado que, uma vez que um propósito é bem definido e entendido, fica bem mais fácil alinhar as expectativas das pessoas (dirigentes e acionistas) e também as estratégias e direcionadores para que as diferentes áreas da empresa construam seus planos para executar essa estratégia.
Quando bem definido, o propósito evita desperdícios, zonas cinzentas, dubiedades. Ele aumenta o propósito e a assertividade na execução dos planos.
A dica de ouro é: um propósito definido e compartilhado funciona como se fosse uma espécie de 'cola', que une os esforços das pessoas de diferentes níveis e ajuda a transformar sonhos em realidade.
Por fim, qual o propósito da sua empresa e qual o seu propósito de vida? Como diz o meu querido amigo e filósofo Mário Sérgio Cortella: "A vida é muito curta para ser pequena".
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

César Souza

César Souza

Empresário, palestrante e consultor de várias empresas da lista das "Maiores e Melhores" do Brasil, César é o presidente do Grupo Empreenda, reconhecido expert brasileiro em Estratégia, Liderança, Cultura da Clientividade e Innovation Hubs.

O World Economic Fórum, em Davos, nomeou Souza como um dos "200 Global Leaders for Tomorrow".

Ele também é autor de diversos best-sellers, que figuram em várias listas na categoria Negócio, tendo vendido mais de 400 mil exemplares, dentre os quais "Você é do tamanho dos seus sonhos", "Seja o líder que o momento exige", o provocativo "Clientividade: a arte de falar a linguagem do cliente".

Instagram: @cesarsouzaempreenda

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.