Tabela FIPE: além do preço do seminovo
Olá! A partir de hoje, estaremos aqui passando informação sobre o mercado automotivo pra você.
Para começar vamos falar sobre a Tabela FIPE, que rege o nosso mercado de seminovos. Mas não é só isso. Ela manda no financiamento, no valor do IPVA e também do seguro. Se tiver algum roubo, por exemplo, a seguradora vai pagar o preço da Tabela FIPE.
Um pouco antes da pandemia, ela ja vinha tendo um certo aumento. Agora, vem aumentando cerca de 1% a 2% ao mês. Isso é ruim para todo o mercado, porque a classificação de um carro seminovo está aumentando todos os meses. Para isso, nós, lojistas, temos que investir mais, assim como o consumidor final, que vai pagar um pouco mais pelo seminovo.
Por que isso está acontecendo? Devido à falta de peças de produção de carro zero e, consequentemente, impacta no preço do seminovo. Além disso, a taxa Selic teve aumento entre julho e agosto, de um ponto percentual (de 4,25 para 5,25% ao ano), o que vai mexer na taxa de financiamento, a partir de agora, porque o governo quer controlar a inflação e, pra isso, tem que mexer nos juros. Essa notícia vale muito pra você que está, neste momento, procurando financiar carro, casa, ou até um epréstimo pessoal.
Estamos aqui toda semana trazendo novidades do mercado automotivo.
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.