Precisa de contador para abrir o CNPJ MEI?
Precisa de contador para abrir o CNPJ MEI (Microempreendedor Individual)?
Bom, para abrir uma empresa não existe nenhuma lei que defina a obrigatoriedade - e muito menos para o MEI, que, por sua vez, a abertura é simples, junto ao Portal do Empreendedor. Mas cabe uma reflexão: o contador é importante nesse processo para o MEI, assim como é indispensável para qualquer empresa.
Afinal, encontrar conjuntamente as atividades desejadas com as permitidas para o enquadramento; orientação sobre o valor mensal a recolher referente ao seu INSS; pensar no processo futuro de desenquadramento e contribuir para o planejamento financeiro são de extrema necessidade para o empreendimento que pretende crescer e se tornar uma empresa mais robusta.
Normalmente, o MEI tem suas características positivas na realização das atividades que se propõe a fazer. Já as questões burocráticas, ilegais, apoio aos processos (quando houver), orientação fiscal, financeira e estratégia de fornecimento de relatórios podem ajudar o MEI a se desenvolver naturalmente de forma muito segura. Por isso a parceria com o contador.
Então, busque um profissional da contabilidade para um suporte inicial na abertura do empreendimento. Dialogue sobre finanças, economize tempo e fique inteirado acerca das questões fiscais, contábeis e trabalhistas. Sim, trabalhistas. Até porque poderá ter funcionário e é preciso ter uma lojista de obrigações mensais.
Na qualidade de contador, destaco a importância do assessoramento de um contador na abertura e acompanhamento do MEI para que essa parceria contribua para o desenvolvimento do microempreendedor individual afim de alçar novos horizontes como microempresa ou empresa de pequeno porte.
Nesse contexto, permita-me reforçar que na abertura do MEI, além do registro - que é simples -, o profissional contábil contribui na verificação das atividades, possíveis tributações a depender da logística para o comércio, consultoria trabalhista, orientações sobre o INSS, declarações anuais e, principalmente, com controle financeiro, relatórios gerenciais e contábeis, que são extremamente úteis para a tomada de decisão.
Mais de 90% das empresas no Brasil são micro empresas (ME), segundo o Sebrae, e boa parte delas são descontinuadas com menos de cinco anos por diversas variáveis e uma delas é a falta de parceria com o contador. Você que é MEI ou se tornará MEI, se pretende crescer conte com a importância do profissional da contabilidade.
LEIA MAIS: Movimenta Bahia: projeto de incentivo aos pequenos negócios é tema do Aratu Repórter deste sábado
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.