O envelhecimento da população brasileira e os reflexos na economia
Você sabia que de 2010 até 2022 a população acima de 65 anos chegou a 11% do total no Brasil, com crescimento, nestes 12 anos, em mais de 57%? Curiosamente, neste mesmo período o total de crianças de até 14 anos diminuiu para 19,8%, representando uma queda de 12,6%.
A idade mediana do brasileiro passou de 29 anos, em 2010, para 35 anos em 2022. Ou seja, a população do Brasil está envelhecendo.
Com esses dados extraídos do IBGE, ratificamos a pirâmide populacional e suas variações, que tinha um formato com uma base larga e um topo fino, passando agora para encurtamento da base e um aumento do topo.
Diante dos estudos de mercado (um novo modelo), verifica-se que o envelhecimento populacional precisa ser olhado pelos empresários como uma boa oportunidade para economia. Após crise, por exemplo, podemos contar com pessoas mais experientes que já passaram por diversas tribulações econômicas e políticas e que superaram dificuldades.
Além disso, essa parcela da sociedade serão os grandes consumidores, até porque a população jovem tende a ter menos filhos. Então, perceba que tanto no mercado empreendedor, quanto no consumidor, os empresários precisam se atentar para esse fenômeno do envelhecimento populacional, a fim de se adequar a essa variável que influenciará o Brasil para um novo rumo de mercado.
Neste contexto do envelhecimento, percebemos startups gigantes investindo trilhões de reais, e empresas retomando com pessoas mais experientes para equilibrar o direcionamentos com os diferentes perfis geracionais em técnicas e forma de condições e gerenciamentos. Diante do exposto, saliento que, possivelmente, teremos uma sobrecarga na saúde e na previdência. Porém um olhar necessário dos empresários para esse novo relacionamento junto envelhecimento da população, porque poderemos, sim, minimizar as distorções que estão por vir acerca das consequências naturais que serão evidenciadas, tanto nas questões financeiras como principalmente na qualidade do envelhecimento, já que a metade da população brasileira tem até 35 anos e a outra metade acima disso.
Fique atento! Essa transição aumenta os desafios para a economia brasileira. Na qualidade do contador, evidencio as necessidades do alinhamento desta realidade no âmbito público e privado para melhor lidar economicamente com esse fenômeno do envelhecimento.
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.