Economia

Trabalho de sacoleiro pode ser impactado por fiscalização e taxações

André Luis
Colunista On: André LuisContador, professor e empresário
Avenida Sete, SalvadorFotos públicas

O modelo de negócios de sacoleiro, que tradicionalmente envolve a compra de produtos para revenda, pode ser impactado pela crescente fiscalização e pelas mudanças nas taxações, especialmente no contexto de compras internacionais online.

Avaliar a sustentabilidade e a rentabilidade desse formato requer algumas considerações e cálculos, a exemplo do custo de aquisição. É fundamental calcular o custo total dos produtos adquiridos, incluindo preços de compra, frete, impostos de importação e eventuais taxas alfandegárias.

Sobre o preço de venda, é importante estimar o valor com base no mercado e nos concorrentes. Esse preço deve cobrir todos os custos e proporcionar uma margem de lucro adequada. Por falar em margem de lucro, fique atento: para não usar um percentual aleatório, sempre, no final, calcule também o seu percentual de retorno para facilitar o entendimento e, posteriormente, poder comparar com o mercado, a fim de não ficar tão fora do escopo.

No volume de vendas, analise a quantidade de produtos vendidos e projete as vendas futuras, para assegurar um fluxo de caixa positivo. Avalie se o volume atual é suficiente para sustentar o negócio, considerando possíveis aumentos de custo.

Na qualidade de contador e empreendedor, oriento manter-se atualizado sobre as mudanças nas taxações sobre importações e vendas locais. Inclua todos os custos operacionais, como marketing, logística, armazenamento e qualquer plataforma online que utilize para realizar vendas. Faça simulações com diferentes cenários de taxações para prever como a rentabilidade pode ser afetada e se o seu negócio permanecerá viável.

Considere formalizar o negócio - talvez migrar para o regime de MEI ou outro mais adequado - para acessar benefícios fiscais e aumentar a confiabilidade com fornecedores e clientes.

*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

André Luis

André Luis

Com mais de 13 anos de atuação na contabilidade baiana, André iniciou sua vida na área acadêmica, com o ensino da matemática e da contabilidade. Com o amadurecimento profissional, após passagens por escritórios de contabilidade, abriu sua primeira empresa, a Ampla Contabilidade. Em 2018, chegou à Vice-Presidência do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia e, na mesma entidade, foi  Presidente no período de 2022 a 2023.

Instagram: @andre.dedeko

Ver mais > >

Relacionadas

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.