Economia

Redução da projeção do salário mínimo para 2026 acende alerta

André Luis
Colunista On: André LuisContador, professor e empresário
Salário MínimoMarcello Casal Jr./Agência Brasil

A redução da projeção do salário mínimo para 2026 acende uma alerta para o cenário fiscal brasileiro. A revisão para baixo ocorreu por causa da desaceleração do INPC e das regras do arcabouço fiscal, que limita aumentos acima da inflação.

Embora isso ajude a conter gastos obrigatórios como aposentadorias, seguro desemprego e benefícios atrelados ao mínimo, também pode enfraquecer o consumo, reduzir a arrecadação e aumentar a desigualdade.

O movimento sinaliza que o governo enfrenta forte pressão para ajustar as contas, mas revela também a fragilidade do equilíbrio entre a responsabilidade fiscal e proteção social.

*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

André Luis

André Luis

Com mais de 13 anos de atuação na contabilidade baiana, André iniciou sua vida na área acadêmica, com o ensino da matemática e da contabilidade. Com o amadurecimento profissional, após passagens por escritórios de contabilidade, abriu sua primeira empresa, a Ampla Contabilidade. Em 2018, chegou à Vice-Presidência do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia e, na mesma entidade, foi  Presidente no período de 2022 a 2023.

Instagram: @andre.dedeko

Ver mais > >

Relacionadas

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.