Jerônimo autoriza incremento orçamentário de R$ 44 milhões para VLT
O VLT vai abranger três trechos: da Ilha de São João à Calçada, de Paripe a Águas Claras e de Águas Claras à orla de Piatã.
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) autorizou, nesta quinta-feira (7/11), suplementação orçamentária de R$ 44 milhões para o VLT de Salvador, segundo informação publicada no Diário Oficial do Estado.
Conforme o documento, foram suplementados, ao todo, R$ 118 milhões em diversos segmentos do governo. Os R$ 44 milhões para o VLT estão inclusos no incremento realizado na Assessoria de Planejamento e Gestão da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).
De acordo com o governo baiano, os recursos disponibilizados para os diversos setores da administração públicas são decorrentes, majoritariamente, de receitas tributárias e previdenciárias, além de encargos da dívida pública flutuante da Bahia.
Atualmente, os trens do VLT estão na fábrica da CAF, em Hortolândia-SP, para manutenção. Os equipamentos ficaram quase 10 anos parados em Cuiabá-MT por conta da desistência de construção do VLT na capital mato-grossense.
Enquanto os trens não chegam, os trilhos começaram a ser instalados nos canteiros de obra.
O VLT vai abranger três trechos: da Ilha de São João à Calçada, de Paripe a Águas Claras e de Águas Claras à orla de Piatã. No total, o percurso será de 36,4 quilômetros, com 34 paradas. O orçamento total das obras, reunindo os três lotes, é de mais de R$ 5 bilhões.
O modal teve autorização para o início em junho de 2024. Em julho, houve a oficialização da compra de equipamentos elétricos e 40 trens com o Governo do Mato Grosso. A previsão é de que os primeiros testes tenham início em 2026. Também já estão sendo realizados estudos para que a obra seja ampliada, da Calçada até o Comércio.
LEIA MAIS: VLT de Salvador terá vagões adaptados para marisqueiras e ambulantes
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Conforme o documento, foram suplementados, ao todo, R$ 118 milhões em diversos segmentos do governo. Os R$ 44 milhões para o VLT estão inclusos no incremento realizado na Assessoria de Planejamento e Gestão da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).
De acordo com o governo baiano, os recursos disponibilizados para os diversos setores da administração públicas são decorrentes, majoritariamente, de receitas tributárias e previdenciárias, além de encargos da dívida pública flutuante da Bahia.
Atualmente, os trens do VLT estão na fábrica da CAF, em Hortolândia-SP, para manutenção. Os equipamentos ficaram quase 10 anos parados em Cuiabá-MT por conta da desistência de construção do VLT na capital mato-grossense.
Enquanto os trens não chegam, os trilhos começaram a ser instalados nos canteiros de obra.
O VLT vai abranger três trechos: da Ilha de São João à Calçada, de Paripe a Águas Claras e de Águas Claras à orla de Piatã. No total, o percurso será de 36,4 quilômetros, com 34 paradas. O orçamento total das obras, reunindo os três lotes, é de mais de R$ 5 bilhões.
O modal teve autorização para o início em junho de 2024. Em julho, houve a oficialização da compra de equipamentos elétricos e 40 trens com o Governo do Mato Grosso. A previsão é de que os primeiros testes tenham início em 2026. Também já estão sendo realizados estudos para que a obra seja ampliada, da Calçada até o Comércio.
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