Via do casarão que desabou após incêndio no Carmo é liberada nesta segunda
Casarão histórico, que pegou fogo em fevereiro, teve parte da estrutura demolida após risco de novos desabamentos
Por Da Redação.
A Rua dos Perdões, no bairro Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador, foi liberada para o tráfego na manhã desta segunda-feira (30) após interdição provocada pelo desabamento de parte de um casarão histórico que pegou fogo em fevereiro.
A estrutura apresentava risco iminente de novos colapsos e precisou ser parcialmente demolida com autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
+ Sedur demole casarão que desabou parcialmente no Santo Antônio Além do Carmo
Segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), a liberação da via ocorreu após ação conjunta com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), responsável pela demolição das partes comprometidas. A operação contou ainda com o apoio da Transalvador, da Limpurb e da Coelba, que atuou na reenergização da área, além da Secretaria de Manutenção (Seman), que realiza o fechamento de acessos ao casarão.
“Essa via estava interditada desde o fim de semana por conta do desabamento das partes instáveis do casarão. Hoje, com a finalização dos trabalhos e a autorização dos engenheiros da Codesal, conseguimos liberar o tráfego com segurança”, afirmou Sosthenes Macêdo, diretor-geral da Codesal, durante vistoria no local.
Relembre o caso
Um casarão no bairro do Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador, desabou parcialmente no dia 22 de junho. De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), partes instáveis da estrutura cederam meses após um incêndio de grandes proporções atingir o imóvel, em 24 de fevereiro deste ano.
Após o incêndio, o imóvel foi abandonado e a área foi isolada por medida de segurança. A Codesal informou que solicitou à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) a demolição das partes remanescentes da construção, que ainda oferecem risco.
LEIA MAIS: Iphan alertou responsável pelo Casarão no Carmo antes do desabamento
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).