'Verão Sem Mosquito': Salvador realiza ações de combate ao mosquito da dengue
Nesta quinta-feira (23), acontece a "Caminhada Verão Sem Mosquito" na comunidade Nova Esperança, no Distrito Sanitário Itapuã, das 8h às 12h
Em alusão à Semana Nacional de Mobilização contra as Arboviroses, que vai até esta sexta-feira (24/11), a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realiza ações contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Em julho deste ano, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgou que, no primeiro semestre de 2023, houve um aumento de 168% nas formas graves da dengue em comparação ao ano anterior. Foram 670 casos graves até julho de 2023, contra 250 no mesmo período de 2022. No total, no primeiro semestre deste ano, foram notificados 31.864 casos prováveis de dengue na Bahia. Em 2022, foram notificados 29.343 casos prováveis, o que representa um aumento de 8,6%.
Nesta quinta-feira (23), acontece a "Caminhada Verão Sem Mosquito" na comunidade Nova Esperança, no Distrito Sanitário Itapuã, das 8h às 12h. Na sexta-feira (24), haverá intensificação às orientações em pontos estratégicos, como canteiros de obras, ferros velhos, borracharias, pontos de coleta de material reciclado, das 8h às 12h.
A vice-prefeita e secretária municipal da Saúde, Ana Paula Matos, comenta que a estratégia reforça a importância de uma rotina de eliminação de criadouros para garantir áreas seguras e livres do vetor.
Além das inspeções, serão realizadas orientações sobre práticas e ações cotidianas que podem ser realizadas para manter o Aedes longe da população. "Salvador está, desde o final de outubro, com uma grande campanha de combate às arboviroses, que é o 'Verão Sem Mosquito'. Seguiremos até março de 2024 fortalecendo as atividades de controle e prevenção durante toda a alta estação", disse a gestora.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!