Cidade

Fiscalização do Trabalho interdita fábrica de cimento após acidente fatal com trabalhador

No fim de tarde desta terça-feira (28/2), a estrutura de cimento da torre da empresa Massa Fort desabou em cima de um caminhão

Por Mateus Xavier

Fiscalização do Trabalho interdita fábrica de cimento após acidente fatal com trabalhadorCréditos da foto: Divulgação

Auditores-Fiscais do Trabalho interditaram a atividade produtiva da estrutura dos silos da usina de concreto Massa Forte, localizada no bairro do Retiro, em Salvador, após um silo de cimento desabar na última terça-feira (28/2), matando um trabalhador e deixando outros dois feridos. Durante a fiscalização, os Auditores verificaram que não houve apreciação de riscos para avaliar a segurança do motorista no momento do carregamento do caminhão betoneira e das demais pessoas próximas ao local do acidente.


As principais irregularidades encontradas durante a inspeção e que motivaram a paralisação das atividades foram: inexistência de sinalização e instruções a trabalhadores e terceiros sobre os riscos da operação, para garantir a integridade física e a saúde dos trabalhadores; inexistência de procedimentos de trabalho e segurança para máquinas e equipamentos, específicos e padronizados, a partir da apreciação de riscos; desconsideração dos requisitos de segurança nas fases de construção, montagem e instalação dos silos; bem como, deixar de realizar o levantamento preliminar de perigos antes do início do funcionamento do estabelecimento ou novas instalações.


Segundo a chefe do Setor de Fiscalização em Segurança e Saúde do Trabalho, da Superintendência Regional do Trabalho da Bahia (SRT-BA), Lidiane Barros, as irregularidades encontradas durante a inspeção reforçam o diagnóstico de precarização na saúde do trabalho nas atividades com silo. "Somente nos dois primeiros meses de 2023, quatro trabalhadores vieram a óbito por acidentes com silo no estado, em setores econômicos variados. O foco exclusivo na produção revela uma cultura de não priorização da gestão em saúde pelos empregadores e, consequentemente, a ocorrência de acidentes e adoecimento laboral", destaca.


ENTENDA O CASO:


No fim de tarde desta terça-feira (28/2), a estrutura de cimento da torre da empresa Massa Fort desabou em cima de um caminhão, causando um incêndio e matando um funcionário. Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), outros dois funcionários conseguiram ser retirados por colegas de trabalho. A vítima fatal era um homem de 33 anos.


LEIA MAIS: PMs ressuscitam homem após afogamento em praia da Bahia


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.