"Sexta da Gratidão": fiéis católicos sobem a Colina Sagrada para agradecer pelas bênçãos de 2022

O povo baiano criou essa devoção de subir a Colina Sagrada toda última e primeira sexta-feira de cada mês. A última para agradecer e a primeira para pedir proteção.

Por Dinaldo dos Santos.

"Sexta da Gratidão": fiéis católicos sobem a Colina Sagrada para agradecer pelas bênçãos de 2022Dinaldo dos Santos/Aratu On

Mais de dez missas acontecem ao longo desta sexta-feira (30/12), a última de 2022 (30/12), na Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim. Nesta ocasião, fiéis católicos sobem a "Colina Sagrada" para agradecer pelas bençãos alcançadas durante o ano.

Esta tradição foi colocada em evidência quando padre Edson Menezes da Silva, atual reitor da igreja, sentiu a necessidade de valorizar este ato de fé e religiosidade popular. “Sempre digo que as tradições, devoções e expressões da religiosidade popular nascem da espontaneidade das pessoas. O povo baiano criou essa devoção de subir a Colina Sagrada toda última e primeira sexta-feira de cada mês. A última para agradecer e a primeira para pedir proteção. No final e início de cada ano, este ato ganha uma proporção maior.”, destacou.

Para esta sexta-feira, conhecida como a Sexta-feira da Gratidão, foram programadas 13 celebrações eucarísticas: às 05h, 06h, 07h, 08h, 09h, 10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 16h, 17h e 18h.

SERVIÇO:

O quê? Realização de missas na última sexta-feira do ano

Onde? Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim 

Quando? 30 de dezembro de 2022 

LEIA MAIS: Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em sete cidades; Itabuna e Ilhéus na lista

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.