Sem trégua: chuvas persistem na Bahia neste final de semana; confira

O Recôncavo da Bahia ganha destaque por causa da previsão de elevados acumulados de chuva

Por Da Redação.

Como já previa a meteorologia a instabilidade do tempo não dará trégua, na Bahia, neste final de semana. Chuvas intensas são previstas para a faixa nordeste do estado, devido a atuação de um cavado, a circulação marítima e uma frente fria já afastada, no oceano, segundo divulgou o Inmet.

O Recôncavo Baiano, que está em atenção, ganha destaque por causa da previsão de elevados acumulados de chuva, com valores que poderão ultrapassar os 100 mm, nas próximas horas. Em 24 horas (até as 10h desta sexta), foram registrados volumes elevados em algumas localidades do leste baiano: Igrapiuna 121,8mm, 104,6 mm em Simões Filho, 95,4 em Salvador, 71,3 mm em Candeias e 75,2 mm em Camamu.

Alagamento no município de Nazaré, no Recôncavo baiano. Foto: Redes Sociais

Final de semana

Ainda de acordo com o Inmet, durante o final de semana, as chuvas vão se concentrar entre o litoral norte da Bahia e o estado de Sergipe. Essas áreas estarão em atenção pela possibilidade de volumes significativos de chuva na região, que poderão chegar a 100mm/24h, condição que pode persistir, pelo menos, até a próxima segunda-feira (5).

Salvador em alerta

O tempo segue instável em Salvador e em outras regiões do litoral baiano neste fim de semana, segundo alerta emitido pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). A atuação de uma frente fria mantém o céu nublado e favorece a ocorrência de chuvas, especialmente na capital, Região Metropolitana (RMS) e o Recôncavo Baiano.

+ O que são trombas-d'água? Fenômeno é registrado por moradores de Salvador

Nas últimas 24 horas, Salvador registrou 100,2 mm de chuva, um dos maiores acumulados do estado. No sábado (3), a frente fria deve se intensificar sobre a faixa litorânea, mantendo a previsão de chuvas moderadas a fortes em Salvador e RMS. Há risco de ventos mais intensos e incidência de raios, com a temperatura variando entre 24 °C e 28 °C, na capital.

Foto: Ilustração | Lícia Fontenele

Para mais informações, é necessário que a população das áreas afetadas permaneça atenta aos avisos meteorológicos emitidos pelo INMET e aos alertas enviados pela Defesa Civil e demais órgãos competentes de seu estado e município.

LEIA MAIS: Voos cancelados, carros destruídos e alagamentos: veja transtornos da chuva

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.