Salvador ganhará novas ações na área de sustentabilidade, garante prefeito Bruno Reis

Entre as propostas a serem encaminhadas à Câmara de Vereadores está o projeto de compra pública circular, que estabelece critérios sustentáveis e circulares nas aquisições municipais

Por Matheus Caldas.

Salvador ganhará novas ações na área de sustentabilidade, garante prefeito Bruno ReisBetto Jr./Secom PMS
Durante a abertura do III ESG Fórum Salvador, evento em curso no porto da capital baiana até esta quinta-feira (23/5), o prefeito Bruno Reis anunciou novas medidas na área de meio ambiente, sustentabilidade e governança, destacando os avanços já conquistados pelo município.
"Diante do cenário global, especialmente no Brasil, é urgente debater soluções sustentáveis e firmar compromissos com o meio ambiente. É viável alcançar desenvolvimento econômico equilibrado, promovendo a sustentabilidade em parceria com empresas e o poder público, visando um mundo mais harmonioso", afirmou o chefe do Executivo municipal.
Entre as propostas a serem encaminhadas à Câmara de Vereadores está o projeto de compra pública circular, que estabelece critérios sustentáveis e circulares nas aquisições municipais, visando lidar com questões como escassez de recursos, aquecimento global e gestão de resíduos.
Outra iniciativa legislativa visa a Adaptação baseada em Ecossistemas (AbE) nas obras públicas, garantindo o desenvolvimento socioeconômico em consonância com a proteção climática, através do estímulo ao uso de soluções baseadas na natureza.
Também será implementada a Política de Agroecologia Urbana, visando promover sistemas alimentares sustentáveis e resilientes, conforme diretrizes da COP28.
Salvador já conta com uma Política Municipal de Mudanças do Clima, que visa planejar e fortalecer ações de adaptação e mitigação, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa e promovendo o desenvolvimento sustentável.
Durante o evento, o prefeito Bruno Reis assinou decretos comprometendo-se a substituir a gasolina por etanol nos veículos municipais, proibir o uso de copos plásticos nas repartições, criar núcleos de sustentabilidade em cada órgão e estabelecer um grupo de trabalho sobre Emergência Climática.
Dados apresentados pelo prefeito mostram que Salvador reduziu suas emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE), ampliou áreas verdes com o plantio de mais de 100 mil mudas e implantou novos parques.
Outros avanços incluem a criação de áreas de preservação ambiental como o Viveiro de Restinga em Stella Maris e o Centro de Interpretação de Mata Atlântica no Bonfim.
Destaca-se também o Aterro Municipal Centro, que gera créditos de carbono e energia a partir do biogás, e a proibição do fornecimento de canudos e sacolas plásticas não-recicláveis em estabelecimentos comerciais.
Na área social, o prefeito elencou ações como o programa Vida Nova, que busca retirar famílias da vulnerabilidade social, expandindo a rede de acolhimento, os Restaurantes Populares e os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), além de oferecer capacitação profissional gratuita.
"Essas ações colocam Salvador como a capital nordestina que mais investe na área social", afirmou Bruno Reis.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.