Cidade

Rui Costa autoriza desapropriação de áreas para obras do tramo 3 do metrô e da Ponte Salvador-Itaparica

A previsão inicial era que a ligação entre capital e ilha começasse a ser construída ainda neste ano. Contudo, isto não aconteceu. O prazo de conclusão para da obra é de quatro anos

Por Matheus Caldas

Rui Costa autoriza desapropriação de áreas para obras do tramo 3 do metrô e da Ponte Salvador-ItaparicaFernando Vivas/GOVBA

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), autorizou a desapropriação de áreas em Salvador para a construção do tramo 3 do metrô e da Ponte Salvador-Itaparica. As informações constam na edição desta quarta-feira (22/12) do Diário Oficial do Estado.


Em relação à intervenção metroviária, a desapropriação ocorre na Rua C – Condor, nas proximidades da Avenida 29 de Março, no bairro de Águas Claras. Segundo a gestão estadual, a desapropriação servirá para construção de passarela acoplada à estação Águas Claras, que faz parte do tramo 3 do metrô. 


Em relação ao local da obra da ponte, o Governo não detalhou a localidade exata, mas indicou que, neste caso, o decreto foi assinado para viabilizar implantação de acessos viários à estrutura. 


Segundo a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), este trecho do metrô soteropolitano tem entrega prevista para setembro de 2022.


A intervenção tem mais 5 km de extensão e vai levar o modal até a região de Águas Claras/Cajazeiras, com duas novas estações, sendo uma Estação Campinas, localizada nas imediações de Campinas de Pirajá e da Brasilgás, e a outra Estação Águas Claras/Cajazeiras. Além disso, o trecho será conectado a nova Rodoviária de Salvador.


Em relação à ponte, a gestão e administração terão duração de 30 anos. O investimento será de R$ 5,4 bilhões e o aporte do Estado será de R$ 1,5 bilhão.


A previsão é que sejam gerados sete mil empregos durante a construção do equipamento. O consórcio responsável pela obra é formado por três empresas chinesas: China Communications Construction Company (CCCC Ltd), CCCC South America Regional Company (CCCCSA) e China Railway 20 Bureau Group Corporation (CR20).


A previsão inicial era que a ligação entre capital e ilha começasse a ser construída ainda neste ano. Contudo, isto não aconteceu. O prazo de conclusão para da obra é de quatro anos. 


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.