Reconhecimento facial gera aumento de 72% nas prisões na Bahia
Reconhecimento facial na Bahia: entre janeiro e abril de 2025 foram localizados 3.804 foragidos da Justiça
Por Da Redação.
O sistema de reconhecimento facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) tem aumentado o número de prisões no estado. Entre janeiro e abril de 2025, o sistema esteve envolvido na localização de 3.804 foragidos da Justiça, representando um aumento de 72% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram encontrados 2.212 procurados.
Reconhecimento facial
A tecnologia, implantada desde 2019, utiliza câmeras inteligentes instaladas em pontos estratégicos da capital baiana, da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e de diversas cidades do interior. Essas câmeras monitoram áreas de grande circulação e são alimentadas pelo Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) do Conselho Nacional de Justiça, permitindo a identificação em tempo real de indivíduos com mandados de prisão em aberto.
Entre os meses de janeiro e abril de 2025, o sistema auxiliou diretamente na captura de 915 foragidos, com o apoio do Centro Integrado de Comunicações (CICOM). As demais prisões foram realizadas por meio de ações de inteligência da Polícia Civil e durante patrulhamentos preventivos da Polícia Militar.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).