Cidade

Quilombo de Mãe Bernadete é reconhecido como 'Comunidade Remanescente' pelo Governo Federal

O reconhecimento é luta de Binho do Quilombo e de Mãe Bernadete, assassinados em 2017 e 2023, respectivamente

Por Da Redação

Quilombo de Mãe Bernadete é reconhecido como 'Comunidade Remanescente' pelo Governo FederalCréditos da foto: Divulgação/Valmir Assunção

O Governo Federal anunciou, nesta segunda-feira (8/4), no Diário Oficial da União (DOU), o reconhecimento da Comunidade Pitanga dos Palmares, localizada em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), como "Comunidade Remanescente de Quilombo".


O reconhecimento é fruto da luta de Binho do Quilombo e de Mãe Bernadete, assassinados em 2017 e 2023, respectivamente. Mãe Bernadete era líder da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq) e buscavam levar mais reconhecimento e políticas públicas para os povos quilombolas.


Além da comunidade Pitanga dos Palmares, a Comunidade Jibóia, localizada nos municípios baianos de Antônio Gonçalves e Filadélfia, também foi declarada e reconhecida como "Remanescente de Quilombo". "É fundamental que possamos avançar cada vez mais nas políticas de reconhecimento do território quilombola. Vale lembrar que é no Nordeste onde estão a maioria dos remanescentes de quilombos", diz o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA).


CASO MÃE BERNADETE 


A Yalorixá e líder quilombola Mãe Bernadete, de 71 anos, foi morta no dia 17 de agosto dentro do quilombo Pitanga de Palmares, em Simões Filho.


O Ministério Público da Bahia (MP-BA) denunciou cinco homens por homicídio qualificado por motivo torpe, de forma cruel, com uso de arma de fogo e sem chance de defesa da vítima, Arielson da Conceição Santos, Josevan Dionísio dos Santos, Marílio dos Santos, Sérgio Ferreira de Jesus e Ydney Carlos dos Santos de Jesus.


Na última quarta-feira (3), o naipe de ‘Ouros’ do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública da Bahia recebeu três novas atualizações. Na carta mais alta do naipe, o ‘Ás de Ouros’, está Marilio dos Santos, o “Maquinista” ou “Gordo”. Ele é apontado como uma das lideranças do grupo criminoso que age nas cidades de Simões Filho e São Sebastião do Passé, e é alvo da Operação Pacific, da Polícia Civil, que apurou a morte de Mãe Bernadete.


Ainda de acordo com a SSP-BA, investigações apontam que o criminoso agiu como o mandante e mentor intelectual do crime.


LEIA MAIS: Suspeitos de envolvimento na morte de Mãe Bernadete entram para o Baralho do Crime


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.