Cidade

'Que ovo é esse, hambúrguer?' Artista plástico faz ovo frito gigante em alerta ao aquecimento global

Ovo gigante foi feito com materiais recicláveis

Por Lucas Pereira

'Que ovo é esse, hambúrguer?' Artista plástico faz ovo frito gigante em alerta ao aquecimento globalArquivo Pessoal/André Fernandes

Com as altas temperaturas desta terça-feira (14/11) e os alertas para onda de calor em diversas cidades do país, certamente que alguém de Salvador pensou que daria para fritar algo no asfalto, visto que a capital atingiu 32,4ºC de sensação térmica. E quem passou pela região do Rio Vermelho pode testemunhar realmente um ovo frito gigante!


A cena não foi resultado de algum acidente envolvendo o famoso “carro do ovo”, mas sim uma obra de arte feita pelo artista plástico André Fernandes. Com cinco metros de diâmetro, a escultura tem como objetivo a conscientização para as mudanças climáticas e o aquecimento global.


“Desde que eu li que novembro poderia ser o mês mais quente da história e que São Paulo e Rio de Janeiro poderiam registrar as maiores temperaturas, eu, como artista plástico e ambientalista, me senti na obrigação de fazer um trabalho que marcasse profundamente essa data”, falou André ao Aratu On.


O material, feito a partir de 360 vasilhas de água sanitária e outras 150 embalagens de óleo de motor, é apenas uma dentre as diversas obras criadas em 30 anos de trabalho com material reciclado.


“Pelo amor que eu tenho ao planeta, eu trabalho com material reciclável, especialmente o plástico tirado dos oceanos. E tudo que eu faço, todas as obras, que já são diversas pela cidade, é tudo com essa intenção, é levar você à reflexão sobre o plástico que se encontra nos nossos mares”, conta.


OUTRAS OBRAS E AÇÕES


Morador do Complexo do Nordeste de Amaralina, André também é criador do movimento “Praia Limpa”, que realiza coletas de lixos e resíduos plásticos em praias da capital baiana e também da ação “Onda de Plástico”, que transforma esses materiais coletados em arte, que podem ser encontrados em vários pontos pela capital baiana.


Algumas obras famosas são o bandeirão do Brasil, feito em 2012, a ucrâniana, inaugurada no ano passado em alusão à duração de um ano do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, ou mesmo a cartola de tampinhas, que é sua marca registrada. Para além disso, o artista quer ainda fazer uma escultura gigante para homenagear a Bahia e também Salvador.


[gallery columns="2" size="medium" ids="266060,266061,266062,266063"]

“Eu falo emocionado até que meu sonho é fazer uma escultura de baiana gigantesca, com cerca de 30 metros e colocar ela ali na [avenida] Paralela. Para isso eu precisaria de uma liberação da prefeitura e de algumas parcerias, mas eu tenho esse desejo”.


RECORDE TÉRMICO E ALERTAS


O Rio de Janeiro registrou, às 9h15 desta terça-feira, a maior sensação térmica desde 2014, de 58,5 graus Celsius (°C). A medição foi feita pela estação do serviço municipal de meteorologia Alerta Rio em Guaratiba, na zona oeste da cidade. No momento, os termômetros marcavam 35,5°C.


Desde a chegada da onda de calor que afeta diversos estados brasileiros, o Rio já havia registrado o dia mais quente do ano no domingo (12), com temperatura de 42,5°C, e sensação térmica de 52 graus na manhã de segunda (13).


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta para 115 municípios baianos que foram adicionados a lista de “grande perigo” para uma forte onda de calor que deve atingir o Nordeste até a sexta-feira (17/11).


Conforme o instituto, os municípios mais afetados estão indo sentido contrário ao litoral baiano, onde, devido ao processo de evaporação da água do mar, ainda podem ocorrer algumas pancadas de chuva leves durante o tempo da previsão, o que ajuda a amenizar as fortes temperaturas.


Como alerta, para além do seu trabalho com a arte, André afirma que “esses eventos climáticos que o mundo vem tendo conhecimento, o principal culpado é o ser humano! A gente não comporta mais tanto lixo plástico, e a ideia e mensagem que eu deixo é justamente essa: vamos evitar, vamos fazer a nossa parte”, finalizou.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.