Cidade

Quatro bairros de Salvador terão unidades de saúde funcionando 24 horas; "aliviar o sistema", diz Prates

Unidades que serão administradas pela FABAMED devem estar em pelo funcionamento até sexta-feira (21/1).

Por Da Redação

Quatro bairros de Salvador terão unidades de saúde funcionando 24 horas; "aliviar o sistema", diz Prates Créditos da foto: divulgação

O funcionamento de quatro unidades de saúde de Salvador será remodelado para funcionar como Mini UPAs, operando em regime 24 horas, durante todos os dias da semana. A ideia, segundo a gestão municipal, visa  garantir assistência à saúde aos pacientes das redes de urgência e emergência.


O modelo assistencial será implantado nas Unidades de Saúde da Família do IAPI, Pirajá, Imbuí e Itapuã. Cada estrutura contará com leitos exclusivos para infectados com a Covid-19, inclusive de estabilização.


Cada unidade será composta por cerca de 80 profissionais entre médicos, enfermeiros, assistente social, farmacêutico, nutricionista, técnico de enfermagem e demais trabalhadores. As Mini UPAs terão a capacidade de atender aproximadamente 250 pessoas por dia em cada unidade.


Além das Mini UPAs, a gestão municipal também reabrirá o Gripário Pirajá/Santo Inácio para o acolhimento de urgência exclusivo para os pacientes com sintomas gripais. Todos os novos equipamentos já devem estar em pleno funcionamento até a próxima sexta-feira (21/1).


O objetivo da Secretaria Municipal da Saúde é reduzir a superlotação nas UPAs e Gripários da cidade causada principalmente pelo avanço da ômicron, o surto de gripe e a demanda reprimida de pacientes que tiveram AVC, infarto ou tratam câncer durante a pandemia.


“Salvador já possui em funcionamento uma rede UPAs maior que o preconizado pelo Ministério da Saúde. No entanto, por conta de uma série de fatores epidemiológicos que estamos vivendo, mesmo com uma rede robusta, não estamos conseguindo dar vazão ao acolhimento dos pacientes. Com a reabertura de mais um Gripário e a remodelagem das quatro Mini UPAs temos a expectativa de aliviar o sistema e dar maior acesso aos serviços de saúde à população soteropolitana”, afirmou o secretário municipal da Saúde, Leo Prates. 


Os locais serão administrados pela Fundação ABM de Pesquisa e Extensão na Área da Saúde (FABAMED), Organização Social que possui experiência no gerenciamento e operacionalização desse tipo de unidade. 


“Em 2021, vencemos o certame público para a administração dos quatro pontos de urgência que funcionaram semelhantemente às Mini UPAs. Portanto, temos o know-how para esse perfil de unidade de saúde, com equipes qualificadas para prestação de uma assistência resoluta, humanizada e segura para o paciente”, explicou José Saturnino Rodrigues, presidente da FABAMED.


LEIA MAIS: Hackers redirecionam acesso de mais de 20 sites oficiais do governo baiano para página com ataques a Rui Costa


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


‌Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.