Professores das universidades estaduais da Bahia farão paralisação na quinta-feira
Os professores ainda reclamam que, nos últimos sete anos, os salários da categoria estiveram congelados. Segundo a Aduneb, as perdas chegaram a quase 50%
Professores das universidades estaduais da Bahia realizarão uma paralisação unificada com programação em Salvador durante toda a quinta-feira (15/9).
No período da manhã, haverá uma marcha que seguirá em caminhada do antigo Bahia Café Hall até à Secretaria de Educação (SEC). Já durante a tarde, a partir das 14h, será realizada uma aula pública sobre a situação orçamentária das universidades estaduais e a carreira docente.
As manifestações pedem mais orçamento para as instituições, defesa dos direito dos docentes e reajuste salarial. O movimento também reivindica a reabertura de diálogo com a bandeira do "Negocia Rui", em referência ao governador da Bahia. No final do mês de setembro, completam mil dias que a mesa de negociação foi interrompida pelo governo. A última reunião aconteceu no dia 6 de novembro de 2019.
De acordo com a Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb), o Fórum das Associações Docentes já protocolou mais de 10 documentos nas instâncias governamentais solicitando a reabertura do diálogo. A mesa foi um dos acordos de greve estabelecido entre o governo e os professores em 2019 com a proposta de ser um canal de diálogo permanente.
ORÇAMENTO
Os professores ainda reclamam que, nos últimos sete anos, os salários da categoria estiveram congelados. Segundo a Aduneb, as perdas chegaram a quase 50%. No final de 2021, o que foi apresentado para a categoria foi um reajuste salarial abaixo da inflação anual e escalonado, o que fere o Estatuto do Magistério Superior (lei nº 8352/02).
A paralisação foi aprovada democraticamente pelas assembleias. Os atos do dia 15 de setembro foram planejados pelas Associações Docentes (ADUSB, ADUNEB, ADUSC e ADUFS) em parceria com entidades do movimento estudantil e movimentos sociais.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!