Cidade

Professores das universidades estaduais da Bahia farão paralisação na quinta-feira

Os professores ainda reclamam que, nos últimos sete anos, os salários da categoria estiveram congelados. Segundo a Aduneb, as perdas chegaram a quase 50%

Por Da Redação

Professores das universidades estaduais da Bahia farão paralisação na quinta-feiraCréditos da foto: Daniele Rodrigues/GOVBA

Professores das universidades estaduais da Bahia realizarão uma paralisação unificada com programação em Salvador durante toda a quinta-feira (15/9).


No período da manhã, haverá uma marcha que seguirá em caminhada do antigo Bahia Café Hall até à Secretaria de Educação (SEC). Já durante a tarde, a partir das 14h, será realizada uma aula pública sobre a situação orçamentária das universidades estaduais e a carreira docente.


As manifestações pedem mais orçamento para as instituições, defesa dos direito dos docentes e reajuste salarial. O movimento também reivindica a reabertura de diálogo com a bandeira do "Negocia Rui", em referência ao governador da Bahia. No final do mês de setembro, completam mil dias que a mesa de negociação foi interrompida pelo governo. A última reunião aconteceu no dia 6 de novembro de 2019.


De acordo com a Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb), o Fórum das Associações Docentes já protocolou mais de 10 documentos nas instâncias governamentais solicitando a reabertura do diálogo. A mesa foi um dos acordos de greve estabelecido entre o governo e os professores em 2019 com a proposta de ser um canal de diálogo permanente.


ORÇAMENTO


Os professores ainda reclamam que, nos últimos sete anos, os salários da categoria estiveram congelados. Segundo a Aduneb, as perdas chegaram a quase 50%. No final de 2021, o que foi apresentado para a categoria foi um reajuste salarial abaixo da inflação anual e escalonado, o que fere o Estatuto do Magistério Superior (lei nº 8352/02).


A paralisação foi aprovada democraticamente pelas assembleias. Os atos do dia 15 de setembro foram planejados pelas Associações Docentes (ADUSB, ADUNEB, ADUSC e ADUFS) em parceria com entidades do movimento estudantil e movimentos sociais.


LEIA MAIS: Técnica de enfermagem de Camaçari envia mensagem para o ex-marido ameaçando o filho dele; "deixar agonizar até morrer"


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.