Prefeitura de Salvador inicia prova de vida de aposentados e pensionistas; veja como fazer
O procedimento, que é obrigatório, deve ser efetuado de forma digital, por meio do aplicativo Meu RPPS, até o dia 15 de agosto
A Prefeitura de Salvador começa, na próxima sexta-feira (15/7), a realização da prova de vida de aproximadamente 10 mil aposentados e pensionistas do Fundo Municipal de Previdência do Servidor (Fumpres). O procedimento, que é obrigatório, deve ser efetuado de forma digital, por meio do aplicativo Meu RPPS, até o dia 15 de agosto.
Através da ferramenta, disponível para Android e iOS, o beneficiário vai efetuar um cadastro e enviar fotos da frente e do verso de um documento de identificação, que deve conter o número do CPF. Caso contrário, a foto do cartão do CPF deve ser tirada ao lado do documento de identificação.
Além disso, é necessário fazer fotos do rosto para validação biométrica. Para facilitar a identificação, a pessoa não deve usar acessórios, como chapéu, boné ou óculos. O processo, que tem poucas etapas, leva em média três minutos para ser executado.
O diretor da Previdência, Daniel Ribeiro, explicou que recorreu ao meio digital para fazer a prova de vida por causa da pandemia de Covid-19. "Ano passado foi um sucesso, e conseguimos concluir aproximadamente 95% dos aposentados e pensionistas na realização deste procedimento. Acredito que, este ano, vamos atingir 100% dos beneficiários".
Cada cadastro é submetido ao sistema para verificação, que é feita por meio do cruzamento das informações e imagens que estão na base do sistema com os novos dados. Em caso de inconsistência, aparecerá no aplicativo que a prova de vida foi cancelada e a pessoa deverá refazê-la. Quando não há incompatibilidade, a prova de vida já é concluída de imediato. Nos demais casos, o acompanhamento poderá ser feito também pelo aplicativo.
LEIA MAIS: Carro fica pendurado após motorista passar mal em Salvador; testemunha relata momentos de tensão
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!