Polícia conclui inquérito que investiga PM de 98 anos por assassinar empresário no Centro de Salvador
O assassinato aconteceu há três meses, no dia 22 de agosto. O suspeito é apontado pela execução, a tiros, de Welton Lopes Costa.
A Polícia Civil informou nesta segunda-feira (22/11) que concluiu o inquérito envolvendo o idoso Emiliano Melo dos Santos, suspeito de matar um empresário no Largo Dois de Julho, Centro de Salvador.
O assassinato aconteceu há três meses, no dia 22 de agosto. O suspeito é apontado pela execução, a tiros, de Welton Lopes Costa. Emiliano, que é policial militar aposentado e tem 98 anos, está em prisão domiciliar com monitoramento eletrônico e foi indiciado pelo homicídio do empresário e pela tentativa de homicídio da companheira dele.
Agora, cabe ao Ministério Público acusar ou não o idoso e oferecer denúncia à Justiça.
CASO
Segundo a Polícia Civil, Emiliano interveio na discussão da vítima com sua esposa e efetuou três disparos contra o homem, que foi socorrido ao Hospital Geral do Estado (HGE). A companheira de Welton também foi baleada e levada à uma unidade de saúde. Um vídeo mostra o momento que Welton é baleado.
O militar aposentado foi conduzido ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde foi ouvido e liberado, após alegar legítima defesa. Na época, a polícia chegou a dizer que o revólver utilizado tinha sido apreendido. Por conta da morte, vizinhos e amigos da vítima fizeram um protestos cobrando a prisão de Emiliano.
Em uma fotografia que a reportagem da TV Aratu teve acesso, o PM aparece ao lado do corpo da vítima caída no Largo 2 de Julho. No registro, o idoso, que já havia sido flagrado por câmeras de segurança com arma em punho antes de o empresário ser atingido, está olhando para o ferido que agoniza ao solo, ignorando envolvimento.
No último dia 11 de novembro, a Polícia Civil cumpriu mandados de prisão domiciliar, busca e apreensão contra Emiliano Melo dos Santos, O PM estava na casa de familiares, na Ilha de Vera Cruz.
O coordenador da 3ª Delegacia de Homicídios, Oscar Vieira, confirmou que o idoso está sendo monitorado por tornozeleira eletrônica. “No curso da investigação, coletamos informações de que ele tem um histórico de ações violentas, portanto solicitamos essas medidas cautelares”, informou.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.