Polícia apura publicação com frase de general nazista em rede social da PM
A frase postada é atribuída a Erwin Rommel, marechal de campo da Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial
Por Da Redação.
A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) informou, nesta segunda-feira (12), que instaurou um processo administrativo para apurar a veiculação de um vídeo com uma citação atribuída a Erwin Rommel, marechal de campo da Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial. O conteúdo foi publicado nas redes sociais da Academia da corporação, responsável pela formação de oficiais.
O vídeo foi divulgado em 7 de maio no quadro “Pensamento do Dia” e trazia a seguinte frase: “Suor poupa sangue, sangue poupa vida, e cérebros poupam ambos”. Na legenda, Rommel era descrito como “um dos maiores estrategistas militares da história”.
+ Dois homens morrem após ingestão de líquido desconhecido na Bahia
+ Duas pessoas são baleadas em estacionamento de supermercado em Cajazeiras
Após a repercussão negativa, a publicação foi excluída e substituída por uma frase de Madre Teresa de Calcutá. Em nota, a PM-BA afirmou que repudia o conteúdo “indevidamente publicado” e declarou que “já adotou as providências administrativas cabíveis”. A corporação acrescentou que “a mensagem não representa os princípios institucionais da Polícia Militar”.
Ainda segundo a nota, “todo material institucional divulgado em nome da corporação deve estar alinhado com os valores democráticos, éticos e legais que orientam a atuação policial no Brasil”.
Leia na íntegra:
A Polícia Militar da Bahia repudia veementemente o conteúdo indevidamente publicado na rede social da Academia de Polícia Militar e informa que adotou as providências administrativas cabíveis, uma vez que a mensagem não reflete os princípios institucionais da Corporação.
Todo material institucional veiculado em nome da Corporação deve estar alinhado com os valores democráticos, éticos e legais que regem a atuação policial militar no Estado Brasileiro. Qualquer manifestação em desacordo com esses princípios não representa o pensamento institucional nem orienta os processos formativos da Polícia Militar da Bahia.
A PM-BA, em seus 200 anos de história, pauta a formação de seus quadros na valorização da vida, no respeito à dignidade humana e na plena observância aos preceitos constitucionais, especialmente aqueles voltados à proteção dos direitos fundamentais e à promoção da cidadania.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).