"Passaporte da Vacina" será obrigatório em Salvador: veja como acessar e ter o seu
O passaporte, que será obrigatório para se ter acesso a eventos e restaurantes, detalha quando o cidadão tomou as doses e qual o tipo do imunizante
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), realizou nesta terça-feira (14/9) o lançamento da ferramenta que permitirá a comprovação do processo de vacinação na capital baiana, a Carteira de Vacinação Digital.
O "passaporte da vacina" será exigido para o acesso a ambientes coletivos, eventos, restaurante e estabelecimentos. O documento é gratuito e pode ser gerado por site ou pelo aplicativo, já disponível tanto para sistema android quanto para iOS.
Quem já possui login no Vida+ do Sistema Único de Saúde (SUS) não precisa criar um novo e pode acessar o cartão digital com o CPF e a senha do sistema. Com isso, a senha será a mesma usada por quem fez o recadastramento do SUS, ou agendamento da vacina, inclusive quem solicitou o atendimento por meio da Vacina Express. Aqueles que não possuem, poderão criar a conta, usando o nome, CPF, data de nascimento, e-mail e senha.
A plataforma tem três status de atualização vacinal: “Sem Registro de Vacinação”, referente a quem ainda não recebeu nenhuma dose do imunizante contra o novo coronavírus; “Parcialmente Vacinado”, referente aos que só receberam a primeira dose ou estão com segunda dose em atraso; e “Totalmente Vacinado”.
Além disso, o passaporte detalha quando o cidadão tomou as doses e qual o tipo do imunizante. Durante o lançamento, o prefeito aproveitou para convocar a população que ainda não tomou a primeira dose do medicamento e aqueles que estão com a segunda dose em atraso a comparecer o mais breve possível em um posto de saúde.
LEIA MAIS: Guardas municipais de Salvador fazem paralisação de 24 horas após Plano de Carreira não avançar
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.