Operação Gatonet remove 1,8 tonelada de cabos irregulares na Federação
Neoenergia Coelba inspecionou 101 postes na Federação e removeu fiações pertencentes a operadoras clandestinas
Por Da Redação.
A Neoenergia Coelba concluiu, na sexta-feira (7), a primeira semana da Operação Gatonet, que retirou aproximadamente 1,8 tonelada de cabos de telefonia e internet instalados irregularmente em postes do bairro da Federação, em Salvador.
![Cabos de telefonia e internet foram instalados irregularmente em postes do bairro da Federação. Foto: Divulgação / Coelba](https://adm.aratuon.com.br/assets/3609fb2b-b104-4a29-81b2-2734e643edba.jpeg?width=1280&format=webp&)
Cabos de telefonia e internet foram instalados irregularmente em postes do bairro da Federação. Foto: Divulgação / Coelba
Durante cinco dias, equipes da concessionária inspecionaram 101 postes na região e removeram fiações pertencentes a operadoras clandestinas que não possuíam contrato de compartilhamento de infraestrutura com a Neoenergia Coelba, nem apresentaram projetos técnicos que assegurassem a segurança das instalações. Além dos cabos, foram retiradas 66 caixas irregulares, apontadas como uma das principais causas de incêndios na rede elétrica.
As operadoras legalmente estabelecidas na área foram notificadas previamente para regularizar suas instalações. Já as empresas clandestinas, conhecidas popularmente como Gatonet, tiveram seus fios retirados devido aos riscos à segurança pública. Segundo estimativas, cerca de 90% das operadoras que atuam na Bahia operam de forma irregular.
Na próxima semana, a operação será intensificada nos equipamentos de telecomunicações do circuito do Carnaval, com o objetivo de garantir a segurança durante a festa.
![Cerca de 90% das operadoras que atuam na Bahia operam de forma irregular. Foto: Coelba](https://adm.aratuon.com.br/assets/d7733613-3f5c-42d3-9d4e-95fce40c2f7b.jpeg?width=1280&format=webp&)
Cerca de 90% das operadoras que atuam na Bahia operam de forma irregular. Foto: Coelba
LEIA MAIS: Eventos alteram o trânsito neste final de semana em Salvador; confira
Siga a gente no Insta, Facebook e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).